TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Ceste se Manifesta Após Áudios Duvidosos Sobre a Barragem de Estreito

Data do post: 01/02/2019 11:49:38 - Visualizações: (1936)

Por meio de Nota, o Consórcio Estreito Energia (CESTE), se pronunciou sobre as questões da barragem da hidrelétrica de Estreito, no sul do Maranhão, na divisa com o Bico do papagaio, no estado do Tocantins.

Ascom/ CesteApós o acidente com a barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, o Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do Governo Federal publicou nesta terça-feira (29) duas resoluções que determinam a fiscalização imediata de 10 barragens no Maranhão que possuem alto dano potencial associado, entre elas a de Estreito.

Nota

O Consórcio Estreito Energia – CESTE tem como valores prioritários a segurança da UHE Estreito, das pessoas e do meio ambiente e para tanto age visando atender a lei aplicável e os padrões de segurança estabelecidos. Desde a construção desta usina até a etapa de operação, sempre foram empregadas as melhores técnicas de engenharia, desde o seu projeto básico até os atuais planos de manutenção.

São realizadas inspeções rotineiramente por técnicos especializados e inspeções anuais por equipe multidisciplinar de engenharia que analisa todos os dados coletados e elabora relatórios de inspeção e comportamento da barragem e das estruturas civis, visando atestar a estabilidade da mesma.

Deve-se destacar a manutenção preventiva programada em todo o sistema de monitoramento da barragem, o Plano de Segurança de Barragens e o Plano de Ação de Emergência, elaborados de acordo com a Lei de Segurança de Barragem e as normativas da ANEEL.

Relacionado ao Plano de Segurança de Barragens e ao Plano de Ação de Emergência, também é feito o monitoramento das grandezas hidrológicas que envolvem o reservatório, em conjunto com as regras de operação das estruturas que compõem a UHE Estreito.

Além de todas essas iniciativas, o CESTE ainda realiza regularmente treinamentos de segurança e de emergência com os seus colaboradores e prestadores de serviço. Ressaltamos, finalmente, a interação do CESTE e seus prepostos com os técnicos das Defesas Civis Estaduais e Municipais, das Agências Nacionais de Energia Elétrica (ANEEL) e Águas (ANA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entre outros, os quais tem acesso a inúmeras informações relacionadas à operação do empreendimento.

Portanto, não há indícios, a partir dos levantamentos técnicos feitos e acima relacionados, sobre quaisquer questões que, neste momento, comprometam a segurança da barragem da UHE Estreito. Deve-se destacar que as obras executadas a jusante da UHE Estreito são referentes a simples manutenção de taludes, sem qualquer relação com questões que envolvam a segurança desta barragem.

Para mais informações e quaisquer dúvidas ou sugestões relacionadas ao Consórcio Estreito Energia e a Usina Hidrelétrica Estreito disponibilizamos o telefone 0800-280-9191.

Respeitando os seus Valores Organizacionais, o CESTE reafirma seus compromissos de agir com a ética, comunicar-se com transparência com a comunidade e respeitar as pessoas e o meio ambiente. (CESTE, 31/01/2019).

Fonte: Ascom/ Ceste

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.