Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Grupo Gestor do Plano Estratégico de Retirada da Vacinação Antiaftosa Reúne Para Discutir Ações

Data do post: 13/02/2019 00:58:45 - Visualizações: (589)

O grupo gestor do plano estratégico para retirada da vacinação contra febre aftosa reuniu na tarde desta terça-feira, 12, na sede da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em Palmas para avaliarem o andamento do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa e planejar as próximas ações.

Adapec TocantinsNa reunião foram abordadas as recomendações feitas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que o Estado faça as adequações. E de acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes, a Agência está tomando as providências para atender os apontamentos dentro dos prazos propostos. Ele ainda comunicou que serão realizados outros seminários sobre a retirada da vacina contra aftosa nas cidades de Araguaína, Gurupi, Taguatinga e Araguatins.

O presidente do Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro), Saddin Bucar Figueira destacou a necessidade de ampliar a comunicação sobre a retirada da vacinação para que os produtores rurais tenham todas as informações sobre o assunto.

O Tocantins faz parte do bloco IV, onde a retirada da vacina está prevista pra ocorrer até 2021, depois disso, será preciso aguardar no mínimo um ano, sendo observado e monitorado. Se tudo ocorrer dentro do previsto, em 2023 o Estado alcança o status internacional de livre sem vacinação.

Fazem parte do Grupo Gestor; Adapec, Fundeagro, Secretaria da Agricultura do Estado do Tocantins, Superintendência Federal da Agricultura, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e o Sindicato das Indústrias de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados (Sindicarnes).  

Fonte: ADAPEC Tocantins