Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Emergência Sanitária em Suínos é Tema de Capacitação que Começa Nesta Quarta-feira

Data do post: 13/02/2019 14:05:50 - Visualizações: (561)

Cerca de 40 inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participam da capacitação de emergência sanitária em suínos que iniciou nesta quarta-feira, 13, e segue até sexta-feira, 15, com aulas teóricas e práticas, no Campus II da Faculdade Católica, em Palmas.

Adapec TocantinsO objetivo é proporcionar aos profissionais mais conhecimentos para atendimento rápido e preciso das doenças que acometem a suinocultura brasileira. No Tocantins, o rebanho de suínos em granjas e criatórios de subsistência é de aproximadamente 295,6 mil animais.

Durante a abertura do evento, o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que a Agência já utiliza de medidas de prevenção contra a Peste Suína Clássica (PSC), por meio de inquérito soroepidemiológico e intensificação da fiscalização nas barreiras, mas que o treinamento torna a equipe apta e preparada para atendimento caso apareça algum foco. “Temos o melhor quadro de servidores que têm feito um grande trabalho nessa área, por isso, precisamos fortalecer parcerias para buscarmos mais investimentos do Governo Federal”, destacou aproveitando a oportunidade para dar boas vindas ao novo secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Hallum.

O superintendente federal da agricultura, Rodrigo Guerra, ressaltou a importância do setor para o Tocantins e do trabalho desempenhado pela Agência, que enviou ao estado do Ceará quatro médicos veterinários para colaborar com o controle de focos da PSC, em novembro de 2018. “A Agência é muito respeitada e tem feito um belo trabalho, sabemos que é preciso mais investimentos e estamos à disposição para procurarmos as melhores alternativas”, disse.

O secretário César Hallum relembrou a história do desenvolvimento agropecuário do Estado, enfatizou a importância da união na consolidação de resultados e do fomento a suinocultura. “Sabemos das dificuldades, mas é a partir delas que criamos oportunidades, todo projeto precisa de investimentos, por isso, buscaremos créditos para implementá-los”, disse.

Programação

Nesta tarde, serão discutidas as principais doenças que ocorrem em criatório/diagnósticos diferencial para PSC/PSA; Sistema Nacional de Informações Zoosanitárias-Formulários e Fluxos; Plano de contingência para PSC-IN nº 27/2004 e a Teoria dos métodos de sacrifício para suínos, necropsia e colheita e envio de amostras. Na quinta-feira, 14, e na sexta-feira, 15, mais temas serão abordados e prática de grupo.

Fonte: ADAPEC Tocantins