Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Produtor Rural Pode Emitir Guia de Trânsito Animal de Qualquer Localidade

Data do post: 14/02/2019 23:01:42 - Visualizações: (688)

Emitir a Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA), de qualquer local que o produtor rural estiver online, já é uma realidade. A partir de segunda-feira, 18, o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato) estará liberado para os mais de 56 mil produtores rurais ativos na exploração pecuária.

Adapec TocantinsOs interessados precisam fazer o cadastro no escritório da Adapec, munidos da documentação pessoal, assinar um Termo de Sigilo e Responsabilidade para terem login e senha. Depois, basta acessar o site www.adapec.to.gov.br e clicar na aba “Produtor online”.

Em 2018 foram emitidas 317.069 GTAs nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em todo o Estado. “Só de evitar o deslocamento da fazenda até um escritório para emitir o documento é uma grande vitória, hoje temos acesso à internet em todo o lugar e isso facilitará muito pra quem mora distante das cidades”, avalia o produtor rural, Stênio Marques, da Fazenda Bela Vista, localizada no município de Santa Tereza.

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, foi criado um módulo para expandir os serviços no sistema com o intuito de desburocratizar e facilitar as atividades dos produtores rurais. “É um grande avanço e o início de outros serviços que ainda buscaremos melhorias, o acesso é seguro, prático e de fácil manuseio. Estaremos à disposição de todos os produtores para sanar todas as dúvidas em relação ao sistema”, destaca. As normas estão previstas na Instrução Normativa nº 03, de 13 de fevereiro de 2019.

A princípio a emissão será permitida para bovinos. Se a finalidade for para abate em frigorífico com Selo de Inspeção Federal (SIF), o sistema disponibilizará o modelo B, com isso, será preciso ir até a Adapec para carimbar e assinar a guia. Em todos esses casos, é necessário que o usuário mantenha um saldo pré-pago para gerar o documento.

Acesso

O acesso será permitido ao produtor rural e possuidores de estabelecimentos rurais. Vale lembrar aos mais de seis mil usuários que usavam o sistema, para verificar a ficha de movimentação do rebanho, precisarão se recadastrar para obter novo login e senha e ampliar os serviços.

PGA

O Sidato da Adapec é integrado a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), uma ferramenta informatizada, de integração de sistemas com a formação de uma Base de Dados Única (BDU) nacional, de utilização pública, contendo as informações que existem nos 27 Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária do país e da base de dados corporativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Fonte: ADAPEC Tocantins