Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Proteção Social Básica Capacita Equipes do Programa Criança Feliz

Data do post: 18/02/2019 15:13:59 - Visualizações: (604)

A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) por meio da Gerência de Proteção Social Básica realiza da manhã desta segunda-feira, 18, até a sexta-feira, 22, Capacitação de Coordenadores, Supervisores e Visitadores do Programa Criança Feliz (PCF). O treinamento acontece sempre de 8h às 12h e das 14h às 18h, no prédio dos Conselhos e Comissões, em Palmas.

Setas-TOO secretário da STDS, Messias Araújo, presente na abertura do evento, falou da importância dos cuidados na primeira infância para a formação dos futuros jovens. “As visitas domiciliares potencializam os vínculos e as competências da família para o cuidado com as crianças e a promoção do desenvolvimento infantil; e essa Secretaria busca capacitar com excelência cada profissional para que o Programa chegue aos beneficiários com qualidade e promova o bem estar e um ambiente saudável na primeira infância”, afirmou o secretário.

A capacitação traz em seu conteúdo a importância da primeira infância, as evidencias cientificas, o Marco Legal, o Guia da Visita Domiciliar e a Metodologia da Visita Domiciliar, entre outros.

Coordenadora Estadual do PCF, Katiuvânia Guedes disse que estar capacitado é condição para que a equipe possa atuar no município. “A equipe precisa ter conhecimento e estar preparada para visitar as famílias nos municípios, e insistimos na importância desse treinamento porque sabemos que capacitar os profissionais é possibilitar a essas famílias o acesso aos serviços básicos”, falou a Coordenadora.

Visitadora de Figueirópolis, Vanda Maria Assunção, acredita nos resultados positivos do Programa e veio agregar conhecimento para prosseguir com mais qualidade nas visitas aos beneficiários. Já Eva Miranda, diretora de Proteção Básica da cidade de Ananás está, com sua equipe, buscando as informações necessárias para que possam iniciar as visitações.

Setas-TOParticipam da Capacitação os municípios de Aguiarnópolis, Ananás, Axixá do Tocantins, Barra do Ouro, Darcinópolis, Figueirópolis, Novo Acordo, Palmeiras do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga, e Xambioá.

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.

É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Fonte: Setas-TO