Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

MPE Vai Investigar as Atuais Condições do Parque Estadual do Cantão

Data do post: 18/02/2019 21:42:17 - Visualizações: (541)

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia, instaurou nesta segunda-feira, 18, Inquérito Civil Público (ICP) para apurar o cumprimento das obrigações legais impostas ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), garantindo os benefícios socioambientais decorrentes do efetivo funcionamento do Parque Estadual do Cantão.

Ministério Público EstadualO Parque Estadual do Cantão tem 90.017,89 hectares de área e está localizado na região centro-oeste do Tocantins, ao norte da Ilha do Bananal. O Parque foi criado por lei estadual em 1998 como Unidade de Conservação de Proteção Integral, cuja finalidade, dentre outras, é proteger a fauna, flora e os recursos naturais. No entanto, o dispositivo legal também dispõe sobre a exploração do seu potencial turístico de forma racional, sustentável e compatível com a conservação dos ecossistemas locais.

A mesma lei também estabelece que cabe ao Naturatins o poder-dever de implementar, de administrar e de adotar as providências necessárias para o devido funcionamento do Parque Estadual do Cantão.

Com base nisso, o Promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior requereu que o órgão ambiental encaminhe cópia do Plano de Manejo, Planos Operativos Anuais dos anos de 2016 a 2019, Plano Orçamentário do ano de 2019 e o ato constitutivo do Conselho Deliberativo do Parque. Também foram solicitados relatórios contendo descrição das infraestruturas destinadas à visitação pública, empreendimentos ecoturísticos, prestação de contas, relação de parcerias com entidades de direito público ou privado, dentre outras informações.

Segundo o Promotor de Justiça, a atuação faz parte da estratégia traçada entre a Promotoria Regional Ambiental do Alto e Médio Araguaia, a Promotoria Regional Ambiental do Alto e Médio Tocantins e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma) com a finalidade de verificar o bom funcionamento e implementação das Unidades de Conservação no Estado do Tocantins.

Fonte: Ministério Público Estadual