Município de Tocantinópolis Realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde

Data do post: 20/02/2019 15:54:23 - Visualizações: (179)    Imprimir

Com o tema: “Democracia e Saúde”, a Prefeitura de Tocantinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde e em conjunto com Conselho Municipal de Saúde, realizou no auditório da Diretoria Regional de Ensino, a 4ª Conferência Municipal de Saúde.

Dirceu LenoA atividade contou com a presença do prefeito Paulo Gomes; da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Eleny Araújo; do delegado Tiago Daniel de Moraes; do secretário de Saúde, Jair Aguiar; do secretário da Educação e Cultura, Raeulan Barbosa; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Manoel Pereira; do vereador Lamarck Pimentel; da representante dos idosos, Raimunda Araújo; servidores municipais; representantes de conselhos e associações e comunidade em geral.

A Conferência teve como objetivo discutir as políticas públicas voltadas para a Saúde, onde os participantes tiveram a oportunidade de analisar as prioridades, formular propostas no âmbito do município, do estado e da União e, para melhor metodologia da discussão, a temática foi dividida em três eixos: I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Jair Aguiar ressaltou a importância da realização da Conferência, visto que, os debates são direcionados às políticas de saúde do município, aberto a todos os segmentos interessados em discutir e traçar novos rumos para a área da Saúde do município de Tocantinópolis.

“Iniciamos as discussões no âmbito município, levamos para o estado, e por sua vez, são levadas a nível nacional. Esta é uma oportunidade para apresentar propostas de melhoria da Saúde Pública. Uma das propostas destacadas é a atualização da Tabela SUS. Ou seja, se os valares forem atualizados, os municípios terão mais autonomia e irão receber mais recursos. Hoje Dirceu Lenohá uma diferença muito grande entre os valores de mercado em comparação com a Tabela SUS. Outra proposta apresentada foi a estadualização do Hospital Municipal José Sabóia, que inclusive já foi colocado no orçamento do Estado”, ressaltou Jair Aguiar.

Tocantinópolis é referência na região quando se trata de saúde pública. Mesmo passando por algumas dificuldades financeiras, é o município que mais tem investido na Saúde. “Hoje atendemos não somente a população de Tocantinópolis, mas também outras 10 cidades da região. Com os trabalhos prestados, somos reconhecidos em vários municípios do Estado como uma das gestões que mais investe na saúde. Estamos vencendo várias barreiras e, eu como prefeito tenho orgulho de falar: temos uma saúde de qualidade, pois nossa intenção é salvar vidas mesmo o município estando passando por crise”, destacou Paulo Gomes.

Após as manifestações, o ato continuou com o palestrante Mário Benício dos Santos, presidente do Conselho Estadual da Saúde e, logo em seguida foram debatidos sobre a distribuição dos eixos como formação de grupos para elaboração de propostas e escolha dos delegados para participação da Conferência Estadual de Saúde.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Secretário de Saúde de Tocantinópolis Vai à Câmara Prestar Contas e Apenas Seis Vereadores Comparecem

Foto da notícia

Data: 23/03/2019 08:43:20 - Visualizações: 1078

Notícias Relacionadas

23/03/2019
Secretário de Saúde de Tocantinópolis Vai à Câmara Prestar Contas e Apenas Seis Vereadores Comparecem

20/03/2019
Enduro de Tocantinópolis é Realizado com Sucesso Durante Final de Semana

12/03/2019
MPE Instaura Inquérito Para Apurar Denúncia de Assédio Moral e Perseguição Política Cometidos Por Prefeito e Secretário de Tocantinópolis

08/03/2019
Mulher Presa ao Tentar Entrar com Drogas na CPP de Tocantinópolis no Domingo (03), Vai Responder Pelo Crime em Prisão Domiciliar

28/02/2019
Artistas Locais Animarão Carnaval de Tocantinópolis nos Dias 2 e 3 de Março

28/02/2019
Prefeito Paulo Gomes Decreta Ponto Facultativo Durante Carnaval

Todas as Notícias