Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Laticínio Clandestino é Interditado na Zona Rural de Pequizeiro

Data do post: 22/02/2019 23:20:21 - Visualizações: (733)

Com o objetivo de combater o comércio clandestino de produtos de origem animal, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Delegacia de Polícia Civil de Pequizeiro, realizaram na manhã desta sexta-feira, 22, uma ação conjunta em uma propriedade na zona rural de Pequizeiro que culminou na apreensão de 25 quilos de queijos impróprios para consumo em um laticínio clandestino, além de outros produtos, como sal bovino, vacinas antiaftosa e um galão de salmoura.

Adapec TocantinsO local já estava interditado pela Adapec pelas mesmas práticas, o proprietário foi autuado no valor de R$ 2.500,00 reais e os produtos foram inutilizados no aterro sanitário de Guaraí.

A operação aconteceu após recebimento de uma denúncia, que foi devidamente comprovada na propriedade. O local possui uma estrutura rústica completamente inadequada para manipulação de alimentos com paredes, teto e pisos inadequados e de difícil higienização. Em anexo ao laticínio existe uma pocilga e havia dentro da área de manipulação presença de animais (gatos e patos).

Os técnicos da Adapec verificaram que os utensílios estavam em péssimo estado de higiene e conservação, assim como as bandejas, formas e mesas. Foi apreendido sal mineral para alimentação bovina que possivelmente estava sendo usado para salgar os queijos. Foram também encontrados quatro massas Adapec Tocantinsde queijo com presença de moscas, além de outros produtos em salmoura com aspecto repugnante. Em um freezer com péssimo estado de higienização também foram localizadas 200 doses de vacinas contra febre aftosa congeladas e misturadas com os queijos. Todos os produtos de origem animal foram considerados impróprios para o consumo humano, sendo apreendidos e posteriormente inutilizados. 

A Adapec alerta a população a consumir apenas produtos devidamente inspecionados. “É importante que a população esteja atenta ao consumo de produtos de origem animal, adquirindo aqueles que sejam inspecionados pelo serviço de inspeção oficial que não irá oferecer riscos à saúde humana”, pontuou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Fonte: ADAPEC Tocantins