Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantínia, Lajeado e Área de Proteção Ambiental Alinham Propostas Ambientais

Data do post: 27/02/2019 13:14:04 - Visualizações: (619)

Nesta terça-feira, 26, equipe técnica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) na APA Serra do Lajeado junto a representantes da Prefeitura Municipal de Lajeado visitaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tocantínia.

Naturatins-TODurante a reunião foram apresentadas proposições para implementação das Políticas Municipais de Meio Ambiente e sua relação com os recursos do ICMS Ecológico. Em seguida foi tratado o alinhamento das atividades para celebração do Dia Mundial da Água, no município.

Na oportunidade, o grupo visitou as instalações do Viveiro Municipal de Tocantínia, para propiciar um intercâmbio de experiência aos representantes do município de Lajeado, que também iniciam a implantação de um viveiro.

"O trabalho em parceria fortalece as ações dos municípios, da APA Serra do Lajeado e aproxima o Naturatins das comunidades, no cumprimento da sua missão por meio dos processos de preservação e conservação da biodiversidade", ponderou Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins.

Os viveiros municipais têm a finalidade de viabilizar a recuperação de áreas de preservação permanente; a produção de mudas para serem empregadas na arborização urbana; a doação à comunidade; e fornecer mudas por meio de cooperação técnica aos produtores que possuem passivos ambientais.

A inspetora de Recursos Naturais da APA Serra do Lajeado, Camilla Muniz, destacou que a recuperação de áreas oferece uma alternativa aos municípios na aplicação das penalidades por danos ambientais com a execução de benefícios, a partir do diálogo e da sensibilização dos atores envolvidos.

Foi realizada a entrega dos DVD´s ´Circuito Tela Verde´ do Ministério do Meio Ambiente (MMA),  com uma remessa de 26 vídeos sobre temas ambientais, para serem apresentados no decorrer do ano, nas escolas das comunidades urbanas, rurais e indígenas.

Participantes

Acompanhou esse encontro a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Lajeado Lenizia Gomes, o secretário de Meio Ambiente de Tocantínia Francisco Nardes, o engenheiro Ambiental e agente de Endemias de Lajeado Rhuan Vieira e a representante da Vigilância Sanitária de Lajeado Kátia Cibele; além da inspetora de Recursos Naturais do Naturatins na APA Serra do Lajeado, Camila Muniz  e dos estagiários do curso Técnico em Florestas, Francinete Silva e Lucas Barbosa.

Fonte: Naturatins-TO