Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Subcomandante do 9º BPM Realiza Palestra em Escolas de Araguatins Durante Visita Cidadã

Data do post: 01/03/2019 15:23:12 - Visualizações: (645)

O subcomandante do 9º Batalhão da PM em Araguatins, capitão Sandro de Lima Silva, realizou nessa quinta-feira, 28, visita cidadã em duas escolas da cidade, onde na ocasião ministrou palestras para os alunos das unidades escolares.

Ascom/ 9° BPMNo período da tarde, capitão Sandro esteve na escola estadual Leônidas Gonçalves Duarte, onde palestrou para cerca de 100 alunos dos 7º e 8º ano, abordando sobre: “Disciplina no Ambiente Escolar”.

O oficial destacou sobre o conceito de disciplina, enfatizando o conjunto de regras e normas que são estabelecidas por grupos, dentre outros.

Capitão Sandro pontuou sobre causas, consequências e outros fatores que afetam o emocional do aluno, gerando como consequência, a queda de rendimento escolar e desgaste na relação do professor com os alunos.

O oficial finalizou destacando algumas soluções amenizadoras para a problemática, entre elas, o engajamento da família; atividades que estimulem o senso de cooperação e igualdade; sentimento de justiça; convívio harmonioso, e regras de convivência em sala de aula.

Já no período noturno de ontem, a visita cidadã contemplou a escola municipal Professora Nair Duarte. Capitão Sandro falou sobre os entorpecentes com base ao tema: “Drogas, Saiba dizer Não!”. Cerca de 140 alunos da 5ª à 8ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre eles, alguns menores de 18 anos, foram contemplados com a exposição.

O palestrante frisou sobre o conceito de drogas; sua classificação e o por que das pessoas fazerem uso delas. Capitão Sandro finalizou abordando os efeitos das drogas em todas as áreas da vida humana e como evitar o envolvimento com elas.

Em todas as palestras, capitão Sandro fez questão de destacar, que a maneira de vencer todos esses desafios é o envolvimento dos pais na vida dos filhos. “A participação dos pais na educação dos filhos, é semelhante a Segurança Pública; dever do Estado com a participação da sociedade”, disse ele.

Na tarde desta sexta-feira, 1º de março, a visita escolar será na zona rural. A escola municipal Rui Barbosa no povoado Taquarizinho, município de Araguatins, recepcionará o capitão Sandro.

Ascom/ 9° BPMAlém da visita, o oficial participará da reunião de pais e mestres. No encontro, o subcomandante estará abordando assuntos pertinentes a Segurança Pública e a participação de cada cidadão na promoção da cultura de paz.

VISITA CIDADÃ

A visita escolar ou cidadã são ações de Polícia Comunitária e é parte integrante do manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) usado pela Polícia Militar. O manual é conhecido como “a Bíblia do policial militar”.

De acordo com o POP, a visita consiste no ato do policial deslocar-se às residências, às escolas, às igrejas, aos estabelecimentos comerciais ou a outro local de interesse da Segurança Pública, a fim de colher informações, captar necessidades e repassar as orientações necessárias ao incremento da segurança, além de se integrar de maneira proativa na vida social da comunidade, instigando a sociedade na busca de seus anseios.

No 9º BPM, a presença da PM nas escolas da região vem acontecendo há tempos e é parte integrante da metodologia do projeto social do Batalhão, “Cidadão do Futuro: Resgatando o Civismo”.

O projeto Cidadão, parte das ações que vem sendo desenvolvidas na gestão do comandante, major Weslley Costa, possui três eixos: o policial nas escolas, o aluno no quartel e palestras sobre diversos temas nas unidades escolares.

Fonte: Ascom/ 9° BPM