Dorinha Afirma que Colocará o Financiamento da Educação na Pauta Prioritária do Congresso

Data do post: 15/03/2019 12:43:25 - Visualizações: (100)    Imprimir

A Câmara dos Deputados realizou a instalação das Comissões Permanentes e a deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) seguirá como membro titular da Comissão de Educação.

Gab. Deputada Professora DorinhaNa reunião de instalação a deputada afirmou que haverá um esforço concentrado de diversos parlamentares para colocar a educação como prioridade no Congresso Nacional e garantir que as questões ligadas à fonte de recursos para financiamento da educação sejam revisadas este ano.

Dorinha é relatora da Proposta de Emenda à Constituição 15/2015 (PEC 15/15) que prevê a permanência, revisão e ampliação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ele é formado em 90% por recursos provenientes dos impostos e transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios, e uma complementação da União de 10% do valor total arrecadado pelos demais contribuintes.

“Não é plausível que a educação seja um eixo prioritário do país e a União contribua com apenas 10% e Estados e Municípios com 90%. A proposta da PEC 15/15 é ampliar a contribuição da União para 15% e aumentar gradativamente até chegar em 30%. O desafio da Comissão é garantir que a educação seja, de fato, uma prioridade no Congresso Nacional e no país”, afirmou.

O Fundeb é um fundo especial criado em 2007 com previsão de encerramento em 2020. Ele se tornou a principal fonte de financiamento da educação brasileira e com o prazo de encerramento se aproximando a aprovação da PEC 15/15 se tornou ainda mais urgente. A proposta é que o Fundeb tenha seu formato revisado para mudar os índices de contribuição dos entes colaboradores e para mudar a lógica de distribuição dos recursos entre os estados.

“Precisamos construir um novo modelo de gestão em que União trabalhe nas políticas públicas, mas que o modelo de colaboração com Estados e Municípios dê mais autonomia sobre a aplicação das verbas para quem está na ponta. As realidades são muito diferentes entre as regiões do país e a gestão financeira precisa acompanhar essa lógica, onde os estados que mais precisam recebam uma contribuição maior”, defende Dorinha.

Fonte: Gab. Deputada Professora Dorinha

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Secretário de Saúde de Tocantinópolis Vai à Câmara Prestar Contas e Apenas Seis Vereadores Comparecem

Foto da notícia

Data: 23/03/2019 08:43:20 - Visualizações: 1430

Notícias Relacionadas

26/03/2019
Município de Araguaína é Obrigado a Fiscalizar condições Sanitárias de Estabelecimentos

26/03/2019
Uso de Agrotóxico na Monocultura é Debatido na Assembleia Legislativa

26/03/2019
Polícia Militar Recupera Mais Uma Motocicleta Roubada Para Restituí-la a Seu Legítimo Proprietário

26/03/2019
Kátia Entrega Prêmio Bertha Lutz Para Mulheres do Tocantins

26/03/2019
Escola do Legislativo Divulga Calendário de Atividades Deste Ano

26/03/2019
Bombeiros Controlam Incêndio em Residência

Todas as Notícias