Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Palestra Mostra Atuação da Zootecnia na Conservação Ambiental de Animais Silvestres no Tocantins

Data do post: 21/03/2019 23:29:38 - Visualizações: (618)

A atuação profissional de zootecnia pode colaborar com a conservação ambiental, na composição de equipes da área de proteção da biodiversidade, que atuam na reabilitação da fauna silvestre.

Naturatins-TOA palestra ´Atuação e Responsabilidade do Zootecnista na Nutrição e Reabilitação de Animais Silvestres´ vem ampliado a expectativa do espaço de atuação dos universitários, em formação acadêmica nessa profissão. A cada edição, os conhecimentos ministrados pelo zootecnista do Centro de Fauna (Cefau) do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Daniel Albernaz, abordam as experiências vivenciadas nos cuidados de espécies que precisam ser reabilitadas, para terem chances de sobrevivência no retorno à natureza.

No último dia, 15, a palestra fez parte da programação do evento Zootecnia em Foco da Universidade Católica de Palmas, que contou com um público de mais de 120 alunos. Após a apresentação, por iniciativa própria, os acadêmicos do 8º período de Zootecnia, lançaram uma campanha de arrecadação de alimentos, que deve se estender de março a julho deste ano. A intenção da turma é fazer uma doação aos animais silvestres em reabilitação no Cefau.

Para o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, a relação dos servidores da Diretoria de Biodiversidade que atuam no Cefau, com as comunidades acadêmicas, promove uma oportunidade de aproximação dos futuros profissionais, com a missão, os valores e as práticas ambientais defendidas pelo Estado, por meio do Instituto. Marcelo Falcão considera necessária a formação multidisciplinar de profissionais que possam, futuramente, compor as equipes de preservação da fauna silvestre do Tocantins.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, enfatiza que mundialmente e de forma cada vez mais frequente, o compromisso com as questões ambientais, por parte das empresas e dos profissionais, é uma exigência do mercado e agrega valor ao desenvolvimento econômico dos mais diversos empreendimentos. A fauna silvestre tem seu papel no equilíbrio do ecossistema, para preservação dos recursos naturais. A sensibilização inicia um ciclo dessa relação de convivência e interdisciplinaridade das profissões.

Com a palestra, o zootecnista do Naturatins, Daniel Albernaz, tem apresentado aos futuros profissionais, a possibilidade de autuar em equipes da área ambiental. O objetivo é compartilhar conhecimentos que vão além da produção animal e avançam para nutrição e reabilitação de animais silvestres. O zootecnista explica que, passo a passo, busca apresentar aos alunos, os conhecimentos adquiridos junto aos biólogos e veterinários. Então relata como seus conhecimentos colaboram com o trabalho realizado no Centro de Fauna e os aspectos da rotina de experiências no trato de animais silvestres.

Naturatins-TOO professor da disciplina de Produção e Conservação de Animais Silvestres e Exóticos da Faculdade, Thiago Tardivo avalia a contribuição da palestra para a formação profissional dos acadêmicos. "Mais uma vez, quero agradecer a presença do Daniel, a toda equipe do Cefau e ao Naturatins, por sempre colaborar na oferta de conhecimento aos nossos alunos e multiplicar o trabalho que vocês realizam. A vinda de vocês pela segunda vez, promove mais uma oportunidade aos nossos alunos de conhecerem o trabalho realizado no Cefau e a inserção do zootecnista no mercado, com a nutrição e reabilitação de animais silvestres", comenta o professor que enfatiza.

"A palestra abre os horizontes para os alunos, para que eles possam vislumbrar outras áreas do trato animal, em que o zootecnista possa atuar com grande expertise e dentro de uma multidisciplinaridade, junto com biólogos e veterinários. E assim conseguindo o bem comum que é a reabilitação desses animais, que vem sofrendo cada dia mais com as ações do tráfico e de crimes ambientais. A presença de vocês nos inspiram a colaborar de alguma forma, seja com uma campanha, com o trabalho do Cefau", conclui Thiago Tardivo.

O universitário Avelino Nascimento Neto, considera a palestra um conhecimento novo, para a área de zootecnia, que tem foco na produção animal. "São conhecimentos que trazem novas ideias, voltadas para os animais silvestres, com possibilidade de desenvolvimento de novos ramos, com atuação na nutrição equilibrada para a reabilitação. Espero que possamos ter mais momentos como esse na faculdade relacionados ao trato de animais silvestres".

Ainda aguardando definição de data, em abril, uma nova apresentação da palestra está prevista para acontecer, em outro campus universitário do Estado.

Convite

A equipe do Cefau se coloca a disposição para avaliar a possibilidade do atendimento de convites encaminhados por grupos e equipes profissionais, turmas de escolas e de universidades ou organizações de eventos, para apresentação de palestras relacionadas a preservação da fauna silvestre. Os interessados na palestra  ´Atuação e Responsabilidade do Zootecnista na Nutrição e Reabilitação de Animais Silvestres´ ou outros temas relacionados a preservação da fauna silvestre, podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h, através do telefone (63) 3218-2677 ou via e-mail danielalbernaz82@gmail.com.

Fonte: Naturatins-TO