Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Segurança Pública e Polícia Federal Iniciam Tratativas Para Cooperação Técnica

Data do post: 21/03/2019 23:31:55 - Visualizações: (640)

Reunião entre gestores aconteceu nesta quarta-feira, 20, e discutiu plano de trabalho para cooperação e compartilhamento de informações institucionais.

Secretaria de Segurança Pública-TOO secretário de estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio Barbosa, recebeu nesta quarta-feira, 20, a superintendente regional da Polícia Federal, Cecília Silva Franco, e o diretor do Instituto Nacional de Identificação, Brasílio Caldeira Brant. O objetivo do encontro foi discutir plano de trabalho para cooperação e compartilhamento de informações entre a Polícia Federal – PF e a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins – SSP/TO. Na reunião, estiveram ainda presentes a diretora de papiloscopia Naídes César Silva, o diretor de inteligência e estratégia, Enio Walcácer de Oliveira Filho, e o diretor de políticas de segurança, Marco Aurélio Giraldi, todos integrantes da SSP.

A formalização do acordo de cooperação possibilitará à Secretaria da Segurança o acesso a sistemas e ferramentas mantidos pelo órgão de segurança federal, como os Sistemas Nacionais de Armas – SINARM; de Informações Criminais - SINIC; de Passaportes - SINPA; e o de Registro Nacional Migratório - SISMIGRA; além de equipamentos e sistemas de interesse do Instituto de Identificação do Tocantins, para acesso por datiloscopistas e papiloscopistas policiais, aprimorando recursos já utilizados pelo órgão em parceria com a PF.

De outro lado, a Polícia Federal terá a sua disposição dados e informações levantados e mantidos pela Secretaria Estadual da Segurança Pública em seus sistemas integrados, de identificação civil e criminal, entre outros recursos de interesse do órgão federal.

Para o secretário Cristiano Sampaio, a ideia é a integração entre as bases de dados, que resultará em benefícios recíprocos para fins de investigações e identificação criminal. “A Secretaria da Segurança está caminhando para integrar essas bases de dados, para fortalecer a capacidade de atuação do Instituto de Identificação e, com isso, facilitar todo o processo de identificação civil e criminal”, destacou.

Paralelamente ao encontro, a Secretaria tem dado andamento a uma série de apresentações de empresas de tecnologia que detém a solução de ABIS - Sistema Automatizado de Identificação Biométrica, civil e criminal, para ampliação do conhecimento técnico e tecnológico do grupo de trabalho interno responsável pela aquisição do sistema. 

"Fizemos um convite público às empresas com capacidade para a implantação do sistema ABIS, visando futura contratação de serviços para modernização do Instituto de Identificação, de modo que possamos seguir padrões nacionais e internacionais destes sistemas, utilizados inclusive pela Interpol. A Polícia Federal também está em fase de contratação de novo sistema e esse encontro ainda possibilita uma melhor tomada de decisão para nossa instituição”, concluiu o secretário.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO