Na ONU Dorinha Participa da Elaboração de Novas Políticas de Inclusão Para Pessoas com Síndrome de Down

Data do post: 22/03/2019 20:58:55 - Visualizações: (221)    Imprimir

A Conferência Internacional da Síndrome de Down está sendo realizadas quinta-feira, 21, como parte das atividades da Sessão da Comissão Sobre a Situação das Mulheres (CSW) da Organização das Nações Unidas. A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) faz parte da delegação brasileira presente no encontro e participou dos debates que orientou a construção de um documento com novas políticas de inclusão para pessoas com a síndrome.

Gab. Deputada Professora DorinhaA Conferência abordou a dignidade e valor das pessoas que vivem com síndrome de Down, suas contribuições para a sociedade em todas as esferas da vida e questões ligadas a mudanças culturais, legais e políticas fundamentais para a elaboração de políticas públicas. O encontro reuniu pessoas com a síndrome, seus autodefensores, profissionais de educação, especialistas na área, representantes de governos e autoridades políticas de 163 países para os debates.

A deputada Dorinha acredita que a profissionalização é uma das áreas que precisam de mais atenção. “Nos últimos anos tivemos avanços na educação inclusiva, e apesar de ainda haver falhas, a maioria das escolas já são preparadas para receber crianças com necessidades específicas no processo educacional. Hoje o nosso maior desafio é a profissionalização e inclusão das pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho e em todas as demais áreas de socialização”, afirmou.

Na quinta-feira, 21, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, data criada para trabalhar em todo o mundo a conscientização sobre inclusão social das pessoas com essa síndrome. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o Brasil tem cerca de 300 crianças, homens e mulheres vivendo com síndrome de Down. Resguardadas algumas necessidades específicas essas pessoas podem ter uma vida com poucas limitações à medida que as oportunidades forem oferecidas.

“A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down tem um levantamento que mostra 70 estudantes com a síndrome em cursos de nível superior do Brasil. É um número muito pequeno se considerarmos que entre as 300 mil que vivem com síndrome de Down no país muitas teriam condições de trilhar o mesmo caminho se houvessem mais políticas de inclusão e socialização. Essas são algumas das questões em pauta na ONU que levaremos para a prática no Brasil”, afirmou Dorinha.

Sobre o CSW

A Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW) é o segundo maior evento anual no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) após a Assembleia Geral.  Realizado na sede da ONU em Nova York, este ano entre os dias 11 a 22 de março, o encontro reúne representantes de Estados membros da ONU, organizações da sociedade civil e entidades das Nações Unidas para a elaboração do documento que vai balizar as políticas de inclusão em todo mundo. Este ano o tema central é “Sistemas de proteção social, acesso a serviços públicos e estrutura sustentável para a igualdade de gênero e a capacitação de mulheres e meninas”.

Fonte: Gab. Deputada Professora Dorinha

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Maior Evento Gastronômico Itinerante do País, Festival Food Truck na Estrada Chega em Porto Franco (MA)

Foto da notícia

Data: 17/06/2019 22:36:03 - Visualizações: 476

Notícias Relacionadas

18/06/2019
Audiência Pública Vai Debater Carga Tributária de Micro e Pequenas Empresas

18/06/2019
Governador Carlesse Libera Ponte de Porto Nacional Para Veículos Leves Após Conclusão de Melhorias na Estrutura

18/06/2019
Adapec Participa de Curso Sobre Resenha de Equídeos

18/06/2019
Polícia Militar Apreende Três Menores no Setor Nova Araguatins

18/06/2019
Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos Chega a Mais Quatro Municípios do Tocantins

18/06/2019
Promovida Pelo Corpo de Bombeiros Militar, Travessia Reúne Amantes da Natação no Lago

Todas as Notícias