Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Parque do Jalapão e Parceiros Desenvolvem Sensibilização Ambiental na Semana da Água de Mateiros

Data do post: 26/03/2019 12:32:06 - Visualizações: (677)

O Parque Estadual do Jalapão (PEJ) mantido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur), a Escola Municipal Professora Ernestina Vieira Soares, Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas e convidados, desenvolveu ao longo da semana, de 19 a 22 de março, ações de educação ambiental em comemoração ao Dia Mundial da Água do município de Mateiros.

Naturatins-TOO presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, elogiou a atuação das unidades de conservação junto às iniciativas de parcerias municipais e demais segmentos da sociedade em celebração ao Dia Mundial da Água. Marcelo Falcão enfatizou que nos últimos dias tem elogiado e agradece as equipes dos Parques, do Monumento e das Áreas de Proteção Ambiental (APAs), bem como aos órgãos municipais parceiros e representantes de segmentos de todo o Estado, pelas ações dedicadas a preservação dos recursos naturais e bem estar da população.

"Estendo, nesta oportunidade, os meus agradecimentos aos nossos parceiros da região jalapoeira e a equipe do Parque do Jalapão, por juntos intensificarmos no decorrer de toda a semana essa dedicação às questões ambientais, em especial à importância da água. Encerramos esses dias de muita atividade, com nossas parcerias mais fortalecidas, para cumprirmos as missões que teremos ao longo do ano", concluiu Marcelo Falcão.

Para o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues, as ações realizadas no Jalapão mostraram o quanto é necessário pensar a relação do ser humano com o meio ambiente e atuar na conservação dos recursos naturais para contribuir com a saúde e bem estar das comunidades.

A supervisora do PEJ, Jailma das Graças Soares, reiterou. “As atividades desenvolvidas durante a semana evidenciaram a necessidade do trabalho contínuo de reflexão das questões locais numa visão conjunta de melhoria socioambiental".

Parceiros

O presidente da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Alex Paulo Siqueira, ressaltou. “A água é a principal razão para turistas do mundo inteiro, vir até o Jalapão. Nós da ATTR temos a consciência de que também somos responsáveis por cuidar das águas do Jalapão. Este momento com os jovens da comunidade foi muito importante para compartilhar nossa preocupação e propor junto com eles mudanças de atitude. Acreditamos que bons resultados virão a partir deste momento. Agradecemos o convite e nos disponibilizamos para estarmos sempre presentes”.

A professora da Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas, Salomé Sarachu Santana, ponderou. “As atividades sobre o Dia Mundial da Água que o Naturatins desenvolveu com as turmas da escola foram dinâmicas e participativas. Em geral, os alunos e alunas, desde o fundamental até o médio, se mostraram bastante motivados e interessados nos desafios propostos pela equipe do PEJ. A atividade estimulou a reflexão sobre os aspectos da cidade de Mateiros e as melhorias que devem ser alcançadas do ponto de vista ambiental".

O diretor da Escola Municipal Professora Ernestina Vieira Soares, professor Robson Alencar Oliveira da Silva, relatou. “Fomos agraciados com a oportunidade de receber no âmbito escolar do município de Mateiros, uma ação de tamanha importância. A água que é protagonista da celebração mundial, em nossa região possuem vários afluentes, que além de potável também chama a atenção por sua beleza natural. Através desta ação, acreditamos estar desenvolvendo uma nova geração para nossa cidade, mais consciente e responsável, sensível e de bons costumes. Agradecemos o apoio de todos os amigos, pais e órgãos municipais e estaduais que contribuíram para a realização deste evento, em especial ao Naturatins, ao Sedematur e a Secretaria de Educação e Cultura. A estes parceiros nossa gratidão”.

Ações

Naturatins-TOCom alunos do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Professora Ernestina Vieira Soares foi desenvolvida no decorrer da semana atividade de Percepção Ambiental, onde através de desenhos foram abordadas questões socioambientais e ressaltada a importância da água na qualidade de vida. Na sexta-feira, 22, a semana de celebração foi finalizada com a exposição e apresentações dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e uma conversa sobre a dengue conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde. Estiveram envolvidas 14 turmas da escola, totalizando 291 alunos.

Já com alunos do 6º ao 3º ano da Escola Estadual Estefânio Telles das Chagas, a Percepção Ambiental foi trabalhada ao longo da semana através de textos elaborados pelos próprios alunos, identificando expectativas para o futuro do município também direcionando para questão socioambiental, onde foram envolvidas 13 turmas totalizando 185 alunos. Na quinta-feira, 21, foi realizada uma roda de conversa com os alunos do período noturno da escola, com a atuação da Sedematur, da Associação Tocantinense de Turismo e Receptivo – ATTR e da Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais (Ajaca), no Centro de Capacitação e Educação Ambiental. A ação teve como encaminhamento a proposta de um concurso de projetos sustentáveis a ser desenvolvido até a Semana do Meio Ambiente. Nesse encontro estiveram envolvidas 56 participantes.

Agendamento

Para informações, sobre a realização de palestras e rodas de conversas ambientais educativas nas comunidades da região, entre em contato com a Supervisão do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) por telefone (63) 3534-1072 ou via e-mail no endereço pejalapao@naturatins.to.gov.br. (Com informações da inspetora de Recursos Naturatins do Naturatins no Parque Estadual do Jalapão, Hellen Cunha).

Fonte: Naturatins-TO