Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Reunião Intersecretarial Debate Planejamento e Implantação de Plano Estadual de Segurança no Tocantins

Data do post: 29/03/2019 22:39:04 - Visualizações: (612)

Instituições envolvidas no sistema de Segurança Pública participam da construção e elaboração de um planejamento único para os próximos dez anos.

Secretaria de Segurança Pública-TOO secretário de estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, recebeu nesta quinta-feira, 28, representantes da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas para a primeira reunião para a construção do Plano Estadual de Segurança do Tocantins.

A gerente de desenvolvimento de políticas de segurança da SSP, Mariana Rodrigues, destacou a participação integrada do grupo de trabalho das secretarias envolvidas na  construção do plano. “Temos uma metodologia participativa, inicialmente com essa reunião do grupo de trabalho e depois uma divisão em câmaras temáticas, momento em que vamos abordar as especificidades de cada área”.

Ainda segundo a gerente, o plano é um desdobramento de algumas outras normativas do Sistema Único de Segurança Pública, o SUSP. “Temos uma lei federal que solicita que os estados construam seus planejamentos para os próximos dez anos. Cada instituição possui seu próprio planejamento estratégico. O plano objetiva uma diretriz institucional única que congregue todas as instituições que são responsáveis pela garantia da segurança pública na região”.

Na prática, o plano envolve ações de diversas áreas, como modernização e fortalecimento institucional, qualificação do serviço público prestado, modernização das práticas de gestão e instituição de políticas de gestão de pessoas e processos na administração, por exemplo. “O maior objetivo é que o plano seja de Estado e que reúna o esforço de todas as instituições, não só policiais, mas de todas as áreas que afetam a Segurança Pública, tais como educação, saúde, assistência social e direitos humanos”, disse a gerente.

Prazo

O Plano Estadual de Segurança deve ser entregue até 30 de abril e na reunião desta quinta-feira, 28, foi apresentada uma metodologia de trabalho a todas as instituições para o desenvolvimento das atividades, com reuniões semanais dos grupos e câmaras temáticas. “Após a entrega, é o momento de materializar todo esse planejamento, vamos conseguir com o esforço de todos os integrantes” ressaltou Mariana Rodrigues.

Para o secretário de estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o Plano de Segurança é importante instrumento para nortear todo o trabalho realizado pela SSP e demais instituições. “Se não soubermos pra onde vamos trabalhar, talvez acertemos, mas talvez erremos muito também. A ideia é que a sociedade também se manifeste no momento em que tivermos as consultas públicas, para que comunidade e associações possam também contribuir nesse trabalho importante”.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO