Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Deputada Dorinha Intermedia a Instalação de Cursos Superiores em Palmeirópolis e Taguatinga

Data do post: 29/03/2019 22:40:43 - Visualizações: (690)

A interiorização do ensino técnico, tecnológico e superior no Tocantins, um dos desafios no processo de profissionalização do estado, tem tido a contribuição direta da deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO).

Gab. Deputada Professora DorinhaA parlamentar têm intermediado a liberação de recursos e autorizações para expansão do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). A última conquista foi a autorização para instalação de cursos superiores nos municípios de Palmeirópolis e Taguatinga.

Serão oferecidos os cursos de Pedagogia e Tecnologia de Agronegócio, na modalidade de Ensino à Distância (EAD), por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). O IFTO está em processo de seleção da equipe para atuar no município. O processo seletivo está previsto para o mês de abril e as aulas acontecerão em uma escola municipal com início das atividades das duas primeiras turmas prevista para o mês de agosto.

O reitor do IFTO, Antônio da Luz, afirmou que esse é o início do processo de expansão do Instituto que deve crescer ainda mais na região. “Essa é uma luta de algum tempo da professora Dorinha que tem feito grande esforço junto ao Governo Federal para que a gente consiga criar novas unidades do IFTO. Acreditamos que muito em breve a região de Palmeirópolis e Taguatinga contará com uma unidade presencial e isso ampliará os serviços prestados à comunidade e o desenvolvimento regional”, afirmou.

O sistema UAB é um programa articulador entre o Governo Federal e os Estados que apoia instituições públicas de ensino superior a oferecerem cursos superiores e de pós-graduação na modalidade EAD. No Tocantins o programa é realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo IFTO com polos em diversos municípios do estado.

“Tanto o Instituto Federal quanto a Universidade Federal do Tocantins têm projetos de expansão para municípios do interior do Tocantins. São ações que precisam ser priorizadas, pois a profissionalização do estado não pode ficar concentrada apenas nos maiores municípios excluindo do processo todos os jovens que ao terem oportunidades se tornam os principais agentes do desenvolvimento econômico e social dessas regiões”, afirmou a deputada.

IFTO de Lagoa da Confusão

No mês de fevereiro deste ano foi entregue a sede definitiva do IFTO em Lagoa da Confusão, onde são realizados os cursos de Técnico de Informática, Técnico em Agricultura e o primeiro curso superior ofertado na região, Agronomia.  A obra foi realizada com recursos no valor de mais de R$ 4 milhões, liberados por meio de gestão da deputada junto MEC. O Campus já tem previsão de ampliação com a construção da quadra de esportes, obra que está com a ordem de serviço assinada. Em seu último mandato Dorinha garantiu a liberação de mais de R$ 12 milhões em recursos para as unidades do IFTO.

Fonte: Gab. Deputada Professora Dorinha