Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Peritos do Instituto de Criminalística do Tocantins Participam de Treinamento do Sistema Hades

Data do post: 02/04/2019 13:51:16 - Visualizações: (735)

Peritos oficiais da Genética Forense, órgão ligado ao Instituto de Criminalística da Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), participaram, nesta terça-feira, 2, de um treinamento para acessarem o Sistema Hades, que é um programa de gerenciamento da população carcerária do Estado.

Secretaria de Segurança Pública-TOO objetivo da capacitação, que ocorreu na Escola Superior da Polícia Civil (ESPOL), em Palmas, é a obtenção dos dados dos condenados no Sistema Prisional do Tocantins para futura coleta de material genético dos mesmos. O Sistema HADES foi desenvolvido pelo escrivão de polícia David Name Muradas.

O perito oficial Wanderson Santana Rocha explicou que está sendo feito o cadastramento da população carcerária do Estado no Sistema Hades e, dentro desse programa, foi criado um módulo de coleta de material genético/DNA dos condenados. Com isso, a equipe da Genáetica Forense deve ficar responsável por coletar esse material para identificação criminal, conforme determina a Lei Secretaria de Segurança Pública-TO12.654/2012. Para isso, os peritos oficiais aprenderam sobre como acessar o Sistema, bem como fazer as inserções de informações no módulo de coleta de DNA. 

De acordo com Wanderson, as coletas de dados realizadas devem servir para a criação de um banco de dados de perfil genético/ DNA dos condenados do Estado do Tocantins. “Assim, vamos ter um intercâmbio de informações genéticas com outros Estados da Federação e também com o banco de DNA nacional. Por exemplo, se uma pessoa comete um estupro no Tocantins, é condenado aqui e seu material genético for armazenado no banco de DNA e o mesmo vir  a cometer outro crime em outro Estado e for feita a extração de DNA, pode haver o cruzamento de informações genéticas”, explicou.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO