Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é Lembrado Por Deputados

Data do post: 02/04/2019 21:28:15 - Visualizações: (703)

Os deputados Ricardo Ayres (PSB) e Valderez Castelo Branco (PP) discursaram nesta terça-feira, dia 2, no marco do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Assembleia Legislativa do Tocantins“A data é do ano de 2008 e visa difundir informação e reduzir a discriminação”, afirmou Ayres.

De acordo com o deputado, o Transtorno de Espectro Autista engloba diversas alterações, “mas é o preconceito, talvez, o maior obstáculo”. Ainda conforme Ayres, isso se reflete na luta pela inclusão e para que o poder público esteja preparado para receber essas pessoas nos sistemas de saúde e educação. 

“A inclusão deve ser protagonista, e o primeiro passo é na escola”, disse, por sua vez, Valderez Castelo Branco. A deputada também citou o trabalho social feito pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), com o apoio do Governo, e declarou que vai destinar emendas ao orçamento de sua autoria para a causa.

O Transtorno do Espectro Autista afeta uma em cada 160 crianças, e esse número tende a crescer cada vez mais. Por isso no dia 2 de abril, desde de 2008, é celebrado o dia de conscientização mundial do autismo, a data marca o início do Abril Azul — mês de luta pelos que vivem com o transtorno.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins