Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dorinha Garante com o Ministro da Saúde Continuidade do Departamento Especializado em Saúde Indígena

Data do post: 03/04/2019 16:41:30 - Visualizações: (710)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta recebeu a deputada federal professora Dorinha (Democratas/TO) para tratar sobre a saúde indígena.

Ascom/Gab. Professora DorinhaA parlamentar solicitou a continuidade e fortalecimento do trabalho do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), departamento que realiza atendimentos de saúde especializado em aldeias de todo o país.

“Os povos indígenas têm direito a um serviço de saúde diferenciado e o trabalho feito pelo Dsei em todo o país garante esse atendimento de forma mais ágil, focado em questões de saúde específicas de cada região e principalmente com respeito às questões culturais. Recebemos do ministro o compromisso com a continuidade e fortalecimento do Dsei e acreditamos que o programa será aprimorado”, afirmou Dorinha.

No Tocantins aproximadamente 12.600 indígenas residentes em aldeias são atendidos pelo Dsei. Só em 2018 foram realizados 252.286 atendimentos por médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde em todo o estado.

A deputada Dorinha já destinou mais de R$ 20 milhões em emendas para a saúde indígena no Estado. Recursos aplicados na implantação de sistemas de abastecimento de água, reforma de unidades de saúde, implantação de consultórios odontológicos e construção de um campo de futebol.

Saúde indígena no Tocantins

A redução da mortalidade infantil é um dos melhores resultados. Em 2011 quando o Dsei foi implantado no Estado, a cada 1000 crianças em média 69 não completavam um ano de vida. Com o trabalho da equipe de saúde local houve uma redução gradativa e no ano passado a taxa de mortalidade caiu para 14 a cada 1000 crianças.

A imunização, que é uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde também tem índices acima da média nacional no Estado, onde 90% dos residentes nas aldeias estão vacinados. No caso da saúde bucal, que também é uma das grandes demandas, dez mil indígenas já iniciaram o atendimento e oito mil estão com o tratamento básico concluído.

Reunião

Participaram da reunião os deputados Alan Rick (Democratas.AC), Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), Fábio Trad (PSD/MS), João Roma (PRB/BA) e a deputada Jaqueline Cassol (PP/RO).

Fonte: Jaciara França/Ascom Deputada Dorinha