Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Núcleo Maria da Penha Reúne Parceiros Para Discutir Projeto que Visa Reduzir Reincidência de Violência Contra a Mulher

Data do post: 05/04/2019 15:39:51 - Visualizações: (769)

O Núcleo Maria da Penha realizou na manhã desta quinta-feira, 4, uma reunião com os parceiros envolvidos no projeto “Desconstruindo o mito de “Amélia”: práticas de reabilitação de pessoas agressoras nos casos de violência doméstica e familiar” para debater o início do desenvolvimento da ação.

Ministério Público EstadualO projeto é piloto e tem como objetivo a recuperação do agressor levado ao poder Judiciário, por meio da criação de grupos de diálogo com os autores de violência e do acompanhamento com equipe multidisciplinar, além de ações voltadas para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e em cursos de alfabetização e profissionalizantes.

Na reunião desta quinta-feira, foram discutidas e sanadas dúvidas em relação ao projeto, apresentadas propostas de temas para os grupos reflexivos com os agressores, definidos cronogramas de capacitação dos profissionais que participarão do projeto e os locais de encontro. Entre os encaminhamentos, o Núcleo solicitou que as instituições definam os profissionais que participarão da capacitação, como assistentes sociais e psicólogos, e reforçou o convite para que esses especialistas se envolvam com o projeto.

A capacitação ocorrerá em cinco momentos, entre os dias 22 e 30 de abril, com atividades voltadas para a discussão sobre a violência de gênero, da metodologia a ser utilizada nos programas e projetos de ressocialização de autores de violência doméstica e a reflexão sobre os papéis familiares e conflitos de convivência.

Projeto

O projeto “Desconstruindo o mito de “Amélia”: práticas de reabilitação de pessoas agressoras nos casos de violência doméstica e familiar” foi idealizado pelo Núcleo Maria da Penha, coordenado pela Promotora de Justiça Jacqueline Orofino. O entendimento da iniciativa é de que além de ações voltadas à defesa e proteção da vítima, é necessário quebrar o ciclo da violência doméstica desde sua origem.

São parceiros do projeto o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Polícia Militar.

Fonte: Ministério Público Estadual