Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Representando a Câmara de Nazaré, Presidente Ideglanes Participa de Audiência Pública no Tribunal de Contas do Tocantins

Data do post: 11/04/2019 09:38:25 - Visualizações: (1363)

Reunião havia sido agendada pela União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), e além de Ideglanes, participaram também outros 69 gestores e vereadores de câmaras de quase todo o Estado do Tocantins.

Ascom/Câmara de NazaréOs parlamentares participantes foram recebidos por conselheiros e procuradores de contas nesta ultima quarta feira (10), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

Com o compromisso de dar agilidade aos julgamentos das contas consolidadas de ex-gestores municipais do Tocantins, mais de 70 parlamentares, entre presidentes de câmaras e vereadores, estiveram presentes. A reunião foi organizada pelo presidente da UVET vereador Terciliano Gomes que discursou em nome dos camaristas presentes reforçando o compromisso das câmaras municipais de colocarem as pautas em dia. “Viemos aqui para estreitar os laços com o Tribunal e dar nossa palavra de que as prestações de contas de ex-gestores serão julgadas, dentro do rito constitucional, o mais rápido possível. Para isso, contamos com a Corte de Contas para nos auxiliar no que for necessário”. Ressaltou o presidente.

Participaram do evento o conselheiro Severiano Costandrade presidente do TCE, o vice-presidente, conselheiro Alberto Sevilha, o conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, os conselheiros substitutos José Ribeiro da Conceição e Orlando Alves da Silva, o procurador-geral de Contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues e o procurador José Roberto Torres Gomes também recepcionaram os vereadores. Eles falaram sobre a importância do julgamento das contas que já tiveram parecer emitido pelo Tribunal e ainda não foram colocadas nas pautas das Câmaras.

Ascom/Câmara de NazaréO presidente da câmara de Nazaré Ideglanes Pereira da Silva (PRB-TO), reforçou a importância de sua participação no evento. "Não teria justificativa a minha falta numa reunião tão importante como esta. Nesses eventos é que a gente interage com os outros companheiros camaristas/presidentes, além de ser uma oportunidade de trocarmos experiências e também de se informar melhor sobre o TCE-TO e MPC-TO. Estou voltando pra Nazaré muito satisfeito e com muito conhecimento na bagagem e currículo". Explicou.

Relembrando o evento, o camarista disse que achou muito importante a fala do Presidente do TCE Severiano Costandrade, que na ocasião citou que tanto o Tribunal de Contas como as casas de leis precisam trabalhar em harmonia para que todos possam exercer um bom trabalho.

"O presidente do TCE lembrou bem que o Tribunal de Contas tem feito sua parte julgando dezenas de contas consolidadas, mas para uma melhor efetividade as câmaras tem que apreciar essas contas e julgá-las, é pra isso que estamos lá". Lembrou Ideglanes.

O presidente da câmara de Nazaré avaliou a fala do conselheiro Sevilha também muito importante, pois realmente um relacionamento estreito favorece o trabalho de todos. "Como o conselheiro Sevilha falou, com essa parceria é possível corrigir falhas durante os mandatos que poderão evitar problemas no futuro, seja com uma prestação de contas ou outra demanda”.

Um dos pontos altos do evento segundo Ideglanes, foi a fala do conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves que orientou os vereadores para que além de julgarem as contas consolidadas em atraso, fiquem atentos às políticas públicas aplicadas pelos gestores municipais. "Como disse o André Luiz, é preciso que nós como fiscais do povo, fiquemos de olho onde está sendo investido o dinheiro, se esse dinheiro tiver a destinação correta, quem ganha é a população e o município. Mas para que isso aconteça, é preciso fiscalizar, e isso é um dos papéis principais de nós vereadores”. Apoiou a fala do conselheiro.

O camarista de Nazaré citou ainda que guardou consigo um dos conselhos dados pelo procurador-geral de contas Zailon Rodrigues, que alertou para que o legislativo faça sua parte. "Zailon falou bem ao dizer que somos parceiros e devemos agir sempre de forma preventiva". Recordou Ideglanes.

Fonte: Ascom/Câmara de Nazaré