Agricultura Promove Primeira Etapa do Circuito da Pecuária Sustentável Tocantins

Data do post: 11/04/2019 14:08:13 - Visualizações: (321)    Imprimir

Com proposta de levar, para a pecuária de corte, tecnologias que visam melhorar a produtividade com sustentabilidade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e de parceiros, realiza nesta quinta-feira, 11, no município de Almas, a primeira etapa do Circuito Tocantins de Pecuária Sustentável.

Secom-TOO evento acontece dentro da Feira de Exposição Agrosudeste, no Colégio Agropecuário daquele município, com início às 14 horas.

De acordo com a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, o circuito visa fortalecer a 2ª Cadeia da Pecuária de Corte, a segunda mais produtiva no Tocantins, onde estão sendo construídos oito matadouros frigoríficos nos municípios de Wanderlândia, Araguanã, Campos Lindos, Barrolândia, Novo Acordo, Ponte Alta do Bom Jesus, Ananás e Arapoema, com recursos do Banco Mundial.

O circuito busca também promover o desenvolvimento da pecuária nos municípios e nas regiões circunvizinhas, melhorando a produção e a produtividade dos rebanhos de forma sustentável, por meio do uso das pastagens já existentes, o que é uma vantagem competitiva para o Tocantins. “A expectativa é mostrar aos produtores, técnicos e estudantes as diversas práticas adequadas de criação bovina, como integração lavoura pecuária, manejo de resíduos e sistemas de produção de leite e geração de renda, a partir dos dejetos da pecuária, entre outras”, explica.

São parceiros no evento o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e empresas privadas do setor, Taura e Premix.

A ação teve início em março de 2018, ano em que foram realizados cinco circuitos, qualificando para o trabalho 150 pessoas, entre pecuaristas, técnicos da área e estudantes.

Programação

Palestra - O Avanço do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Palestrante: Inspetor de Defesa Agropecuária  da Adapec, João Eduardo Pinto Pires;

Caso de Sucesso - Agropecuária Morro Branco, em Novo Jardim - Pecuarista Murilo Sharp;

Palestra - Fatores que influenciam diretamente nos resultados de IATF -  Alexandre Gasparim, da empresa Taura;

Palestra - Resultados na Integração Lavoura Pecuária - Palestrante: Médico Veterinário responsável técnico e comercial da Premix, Marcelo Dominici Ferreira;

Palestra – Resultados do Impacto do Programa Pró Genética - Gerente da ABCZ Tocantins, Luiz Fernando Salim.

Fonte: Secom-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Maior Evento Gastronômico Itinerante do País, Festival Food Truck na Estrada Chega em Porto Franco (MA)

Foto da notícia

Data: 17/06/2019 22:36:03 - Visualizações: 385

Notícias Relacionadas

18/06/2019
Audiência Pública Vai Debater Carga Tributária de Micro e Pequenas Empresas

18/06/2019
Governador Carlesse Libera Ponte de Porto Nacional Para Veículos Leves Após Conclusão de Melhorias na Estrutura

18/06/2019
Adapec Participa de Curso Sobre Resenha de Equídeos

18/06/2019
Polícia Militar Apreende Três Menores no Setor Nova Araguatins

18/06/2019
Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos Chega a Mais Quatro Municípios do Tocantins

18/06/2019
Promovida Pelo Corpo de Bombeiros Militar, Travessia Reúne Amantes da Natação no Lago

Todas as Notícias