TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Capacitação da Olimpíada de Língua Portuguesa Envolve Professores e Coordenadores Pedagógicos de Tocantinópolis e Região

Data do post: 02/05/2019 17:52:22 - Visualizações: (818)

Os professores e coordenadores das escolas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis participaram na última terça-feira, 30, da formação da 6º Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Aproximadamente 35 profissionais das unidades de ensino da rede estadual e municipal foram contemplados.

Secom-TODe acordo com a formadora Bruna Mércia Pereira de Castro, servidora da escola Estadual Padre Giuliano Moretti, o objetivo do encontro foi “incentivar a participação dos professores e alunos na Olimpíada, bem como e fortalecer as práticas leitura e escrita entre os estudantes”.

Para o professor Miguel Magno dos Santos, a formação possibilitou conhecer novas abordagens que podem ser utilizadas em sala de aula. “Precisamos estar preparados para ensinar, por isso, aprender é sempre importante para que possamos desempenhar um bom trabalho. A troca de experiências nestas ocasiões também é muito rica”, frisou o educador.

A formação abordou os cinco gêneros textuais apresentados pela OLP em forma de oficina. Os participantes também conheceram as ferramentas disponibilizadas pela Olimpíada, como cursos online e diversos instrumentos que podem ser utilizados para o trabalho com os gêneros textuais.

“Tivemos uma boa adesão dos municípios com participação dos professores de ambas as redes. Com o conhecimento oportunizado pela formação, estes profissionais estão ainda mais preparados pra incentivar os alunos da nossa regional a desenvolverem as práticas da escrita e da leitura”, ponderou o diretor Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho. 

A Olimpíada

Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, a Olimpíada integra o Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Etapas

A olimpíada tem cinco etapas: de 12 a 19, acontece a etapa escolar; de 22 de agosto a 9 de setembro, é realizada a fase municipal; de 26 setembro a 11 de outubro, é a vez das competições estaduais; entre 23 de outubro a 19 de novembro, é promovida a fase regional. Já a final nacional acontece no dia 28 de novembro.

Fonte: Secom-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.