Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Fecha Participação na Agrotins 2019 com Amplo Trabalho de Educação Sanitária

Data do post: 13/05/2019 13:49:29 - Visualizações: (597)

Durante os cinco dias da 2019, Adapec realizou inúmeras atividades voltadas para educação sanitária e possibilitou por meio de seus serviços a entrada e saída de animais na Feira.

Adapec TocantinsCumprindo o objetivo de realizar um trabalho de educação sanitária junto aos participantes da 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) fechou balanço das ações desenvolvidas na Feira com saldo positivo de 17 palestras, 250 pessoas capacitadas e aproximadamente 350 pessoas atendidas no stand.

Um dos destaques foi o lançamento oficial da 1ª etapa da campanha da vacinação contra aftosa feita pelo governador Mauro Carlesse dentro da programação da Agrotins 2019, e que contou com uma ampla participação de autoridades e da população. O governador e o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, também entregaram durante a feira o 1° certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) aos representantes da empresa Laticínio Carinho.

“A participação da Adapec na Agrotins 2019 foi marcada, principalmente pelo processo de educação sanitária que realizamos com o objetivo de levar informações sobre doenças que atingem os animais e as plantações ao maior número de pessoas. Destacamos neste contexto a retirada da vacinação contra febre aftosa que será um tema que vamos procurar dar amplo conhecimento a todos os produtores rurais”, ressaltou Alberto.

A Escolinha da Adapec que voltou este ano à feira, foi um espaço onde estudantes e produtores rurais receberam informações sobre inspeção e sanidade animal e vegetal. Um dos destaques foi a participação das crianças que interagiram com os palestrantes em busca de conhecimento.

Fortalecendo o serviço de inspeção estadual, a Adapec em parceria com empresas que aderiram ao Sisbi por meio da Agência, permitiu que estas empresas expusessem seus produtos para degustação, e o público pode perceber a importância do consumo de produtos de origem animal inspecionados.

Para garantir o contínuo monitoramento da movimentação dos rebanhos em exposição na Feira. A Adapec contou com um escritório local, para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), e uma unidade de barreira fixa que atestou as entradas e saídas dos animais. E de acordo com os dados do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sidato), entraram na Agrotins: duas colônias de abelhas, 6 asininos (jumentos), 295 bovinos, 53 caprinos,  75 equinos, 32 galinhas, 341 ovinos, 11 patos e 7 gansos.

Fonte: ADAPEC Tocantins