Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Sanidade e Inspeção Vegetal São Temas de Palestras na Agrotins 2019

Data do post: 13/05/2019 14:19:33 - Visualizações: (615)

Último dia de palestras na Agrotins 2019, Adapec intensifica trabalho de educação sanitária na área vegetal.

Adapec TocantinsFechando na tarde desta sexta-feira, 10, o ciclo de palestras promovidas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2019), foram realizadas três apresentações sobre a área vegetal, abordando o uso correto e seguro de agrotóxicos, ferrugem asiática e manejo da cigarrinha do milho.

O uso correto e seguro de agrotóxicos foi apresentado pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos, Juliano Milhomem que destacou a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) no manuseio do produto, cenário atual de consumo de agrotóxicos, armazenamento, tríplice lavem, devolução das embalagens vazias de agrotóxicos e alertou o público sobre as condições de aplicação nas lavouras.

Ele também abordou sobre o manejo da cigarrinha do milho, destacando sobre a ecofisiologia da praga, morfologia do inseto, produtos defensivos para o controle. “É uma praga que está presente no Tocantins com alguns surtos pontuais, por isso, a Adapec preocupada com o surgimento de grandes surtos em estados vizinhos vem estudando a praga e preparando seu corpo técnico para atender possíveis surtos no Estado”, destacou Juliano.

Já o inspetor de defesa agropecuária, Cleovan Barbosa Pinto, proferiu palestra sobre as bases do Programa Estadual da Ferrugem Asiática e destacou o panorama da praga no mundo. A Ferrugem Asiática é a principal praga que atinge as lavouras de soja e pode causar grandes prejuízos econômicos. Ele destacou a importância do controle da praga por meio de rotação de cultura, vazio sanitário e o controle por meio de defensivos. “O Tocantins possui uma legislação que hoje permite o controle da praga de forma mais eficiente, como por exemplo, a calendarização”, ressaltou.

Fonte: ADAPEC Tocantins