Deputado Propõe que Deficientes Visuais Recebam Seus Boletos em Braile

Data do post: 14/05/2019 14:20:38 - Visualizações: (153)    Imprimir

Com o propósito de atender às necessidades dos deficientes visuais, tramita nesta Casa de Leis, um projeto de autoria do deputado Nilton Franco (MDB) no qual propõe que boletos de pagamento de contas de energia elétrica, água e telefone sejam impressos em braile.

Assembleia Legislativa do TocantinsA ideia é garantir a todos o acesso às informações contidas nas faturas, ou seja, aos mesmos direitos básicos dos demais consumidores. Trata-se, conforme Franco, de medida destinada a aumentar a inclusão das pessoas com necessidades especiais.

Se aprovada a matéria, as empresas concessionárias de serviços públicos que atuam no Tocantins serão obrigadas a fornecer a esses usuários fatura de serviços em linguagem braile. A proposta prevê ainda que a pessoa com deficiência visual deverá fazer a solicitação junto à empresa prestadora do serviço, onde será feito seu cadastramento.

Para o autor do projeto, essas adequações são necessárias, já que o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 4º, preconiza o atendimento das necessidades dos consumidores, observando a vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo; e prevê também, em seu artigo 6º, a garantia dos direitos básicos e o acesso à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com vistas a promover o bem comum.

Cavalgada Ecológica

Outra proposta do deputado Nilton Franco dispõe sobre a inclusão da Cavalgada Ecológica de Divinópolis no Calendário Cultural Oficial do Estado do Tocantins. O evento busca fortalecer o desenvolvimento rural sustentável e permitir o reconhecimento por parte do Estado dessa manifestação cultural do Vale do Araguaia. A Cavalgada Ecológica é realizada no mês de abril e reúne lideranças políticas, empresariais, religiosas e população da região durante o evento.

Data comemorativa

Também tramita na Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) a proposta de Nilton Franco que via à inclusão no Calendário Oficial do Estado o dia do pastor e da pastora evangélica. A data deverá ser comemorada no segundo domingo do mês de junho. Tal matéria representa o reconhecimento do papel desses líderes religiosos na comunidade e do trabalho social desempenhado por eles.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Festa das Mães, Dr.Nelson Promete Mais Pavimentação e Construção do Centro de Referência Integrado da Saúde da Mulher

Foto da notícia

Data: 16/05/2019 18:29:00 - Visualizações: 502

Notícias Relacionadas

22/05/2019
Caravana do Norte Aborda a Exploração do Trabalho Infantil em Escolas de Santa Fé do Araguaia

22/05/2019
Militares do 1º BPM Prendem Quatro Pessoas Por Roubo e Recupera Objetos Roubados

22/05/2019
Ação Civil Pública Busca Conter Avanço do Número de Mortes de Civis Decorrentes de Intervenções da Polícia Militar

22/05/2019
Polícia Civil Efetua Prisões Por Furto e Receptação de Objetos

22/05/2019
9º BPM Recupera Veículo Furtado de Morador do Estado do Pará

22/05/2019
Polícia Civil Incinera 100 Quilos de Entorpecentes Apreendidos

Todas as Notícias