Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

UFT Inaugura Usina Fotovoltaica com Recursos Destinados por Dorinha

Data do post: 25/05/2019 14:43:14 - Visualizações: (622)

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) inaugurou nesta sexta-feira, 24, no Câmpus de Palmas uma Usina Solar Fotovoltaica com investimentos no valor de R$ 2,517 milhões captados por meio de gestão da deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) junto ao Ministério da Educação (MEC). 

Deputada Professora DorinhaO sistema além de produzir energia limpa, ampliará as pesquisas acadêmicas na área e reduzirá o custeio com energia elétrica da instituição entre 10% a 15%, cerca de R$ 1,2 milhão anualmente.

Dorinha destacou que a eficiência em gestão abre portas para novos investimentos na Universidade. “A Usina é fruto de um trabalho conjunto que venho realizando com a UFT de gestão política, gestão estratégica e comprometimento com a expansão da Universidade. Em um momento de ajustes de orçamento a UFT, ao demonstrar agilidade e eficiência na aplicação dos recursos captados junto ao Governo Federal, reforça a credibilidade do nosso trabalho e abre portas para que novos investimentos sejam realizados”.

A Usina é estruturada com 1.820 placas instaladas com potência  de 600 Kwp, o que corresponde a cerca de 77 mil Kwh por mês.  Atualmente o sistema funciona das segundas às sextas-feiras e futuramente funcionará também aos fins de semana, gerando energia extra que será negociada com a concessionária de energia. A proposta é que a sobra de energia retorne em créditos que podem ser abatidos no valor na conta de energia do Câmpus, reduzindo ainda mais as despesas.

O reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, afirmou que a Usina também tem grande representatividade na geração de conteúdo acadêmico. “O desenvolvimento do projeto envolveu alunos da área de Engenharia e Ciências da Computação, professores e pesquisadores. A produção de energia solar é uma área em franca expansão no Tocantins e com a Usina no Câmpus podemos melhorar a nossa formação acadêmica na área e preparar profissionais ainda mais qualificados para ocupar esse mercado”, destacou.

Fonte: Deputada Professora Dorinha