Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Enquanto Isso em Porto Franco (MA)

Data do post: 04/06/2019 18:41:19 - Visualizações: (1969)

Usando as redes sociais, o Prefeito Nelson Horácio vem mostrando um pouco do seu dia-a-dia como gestor do município, e o mês de Maio foi cheio de vitórias e realizações para o povo de Porto Franco.

Foto: Maurício SousaApós a belíssima festa do dia das mães que aconteceu no dia 10, numa sexta feira, Dr. Nelson iniciou a semana seguinte atendendo normalmente em sua residência "como vem fazendo há vários anos", em sua página pessoa no facebook, o prefeito escreveu o seguinte: "Mais um início de semana na companhia do meu povo de Porto Franco. Eles trazem suas necessidades, dúvidas, queixas de doenças, preocupações e situações que estão vivendo com algum familiar e eu tento atender a todos na medida do possível. Faço tudo para recebê-los com toda a atenção e cuidado que merecem, observo o histórico da saúde, faço perguntas sobre a alimentação, recomendo os exames que acho importante. Vejo se as medicações receitadas estão atendendo ao propósito que o paciente necessita. Estou sempre atento e ciente de minha responsabilidade como médico e gestor. E como gosto dessas manhãs, das palavras de gratidão que escuto, do apoio e do carinho que eles demonstram por mim e pela minha família. Sou também grato a todos eles por todo o reconhecimento que tenho recebido de vocês, homens, mulheres, crianças, idosos e jovens, que me procuram em busca de conforto e alívio para as enfermidades".

Foto: Maurício SousaNo dia 14 de Maio, o prefeito voltou a usar sua página para expressar a satisfação por ter participado do encerramento dos festejos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro entroncamento, onde segundo o prefeito, o Padre Raimundo Rodrigues Brandão e todos os envolvidos na organização, realizaram uma grande demonstração de fé com a presença maciça da comunidade. "Foi muito bonito acompanhar a devoção dos meus irmãos e irmãs católicos, grato a todos pelo apoio de sempre. Agradeço o convite para participar dos festejos e também pelo carinho do meu povo que sempre nos abraça e segue com a gente aonde a gente vai. Um dia abençoado para todos nós".  Descreveu Dr. Nelson na ocasião.

Uma outra excelente notícia foi postada pelo gestor no dia 15 de Maio, quando o  prefeito anunciou que havia encaminhado para a câmara municipal, o projeto de Auxílio Universitário, que apesar das dificuldades, o gestor disse em um vídeo que o município irá custear em até R$ 30.000,00 (Trinta mil reais), valor este que deverá ser investido na educação dos universitários portofranquinos. "O dinheiro deverá ser depositado na conta de cada universitário, porquê na conta do universitário? Para que ele tenha a liberdade de escolher o transporte que ele queira usar para ir até a cidade onde estuda, isso irá facilitar a relação do universitário com o transportador, isso é uma maneira que facilitará a vida de vocês". Ressaltou o prefeito.

Foto: Maurício SousaO que havia sido prometido durante a festa das mães, que também era um compromisso do plano de Governo do prefeito, se tornou realidade no dia 16 de Maio, quando Dr. Nelson anunciou em um vídeo divulgado na internet que as primeiras pessoas contempladas já estavam iniciando os trâmites para conseguirem a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH), através de uma parceria com a Auto Escola do município. Para não deixar dúvidas da procedência do dinheiro investido, o gestor enviou projeto para a Câmara Municipal que continha justificativa plausível sobre a ideia de ajudar os munícipes a tirar a CNH.

Contemplada no projeto, a moradora Geislane Cirqueira agradeceu pela oportunidade de tirar a CNH dizendo: "Foi um presente Foto: Maurício Sousado dia das mães especial. Muito obrigado Dr. Nelson e a primeira dama, e que Deus abençoe a vida de vocês ricamente". Agradeceu.   

Outra que também resolveu falar às câmeras foi a Dona Luiza que em sua oportunidade disse: "Tô aqui muito feliz porque o Dr. Nelson deu essa oportunidade pra nós fazer nossa habilitação, agradeço primeiro a Deus e em segundo lugar a ele, meu muito obrigado". Agradeceu a contemplada.  

Foto: Maurício SousaIncansável, no dia seguinte o prefeito publicou sobre a participação dele e sua esposa numa panfletagem nas ruas da cidade de Porto Franco, dentro do projeto "Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescente", que fazia parte  do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. "Durante a Blitz, também contamos com o apoio da equipe de Assistência Social e Direitos Humanos, da secretária de Articulação, Terezinha de Jesus, do secretário de Segurança, Epaminondas, da secretária de Comunicação, Rossana, dos conselheiros Tutelares, da equipe da Educação e da equipe da Saúde, além dos guardas municipais da nossa querida Porto Franco. Obrigado a todos pela adesão que recebemos durante essa ação!" Escreveu o gestor.

Na noite do mesmo dia 17, o prefeito ainda teve fôlego para participar do III Encontro Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Porto Franco, com a palestra sobre “Análise dos Aspectos Jurídicos e Psicológicos da Violência Sexual", da Campanha em Alusão ao dia 18 de maio, realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, na pessoa da secretária e primeira dama, Loanmy Barbosa, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação.

Foto: Maurício SousaA palestra aconteceu no auditório do Polo Darcy Ribeiro e foi ministrada pela advogada Dra. Alessandra Baleeiro juntamente com a psicóloga Ana Célia. O evento contou com a presença especial dos adolescentes do Núcleo de Cidadania do Adolescente (Nuca), da promotora Ana Cláudia Cruz dos Anjos, das Conselheiras Tutelares Ana Paula e Francisca, dos vereadores Elias Pastinha e Pastor Valmir, da secretária de Articulação, Terezinha de Jesus, do secretário de Agricultura, Melquizedeque, do secretário de Infraestrutura, Alberto, da secretária de Comunicação, Rossana, secretário de planejamento Lucas Miranda, secretário de Finanças, Josander, secretária de saúde, Soraya Fonseca. Servidores municipais e pessoas da comunidade em geral.

Foto: Maurício SousaNo dia 18 de Maio, o prefeito participou de um almoço especial ofertado pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Porto Franco, que aconteceu no povoado de São Miguel. "Foi uma forma da categoria agradecer a nossa pessoa e à Câmara de Vereadores pela aprovação da lei que concedeu um abono de 10% nos salários dos nossos agentes. Quero ressaltar que o que fizemos foi somente fazer valer a lei! É obrigação nossa como gestor, proporcionar condições dignas de vida aos nossos servidores. Fiz isso porque sei que eles merecem e foi um compromisso nosso assumindo ainda na campanha garantir melhor qualidade no trabalho prestado ao nosso povo". Relatou Dr. Nelson.

O almoço foi prestigiado pelo presidente do Sindicato Estadual dos Agentes de Saúde, Sergio Guedes, pela secretária de Articulação, Teresinha de Jesus, por nossas assessoras jurídicas do município que são a Gisela e a Marinês e por nossos vereadores.

Foto: Maurício SousaDia 21 de Maio o prefeito anunciou a reinauguração em parceria com o SEBRAE, da Sala do Empreendedor, que agora funcionará no prédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGRI), e funcionará de segunda a sexta feira, das 08às 13 horas, prestando assistência aos pequenos e microempresários, empreendedores individuais e profissionais liberais nas áreas de gestão, formalização e regularização de empresas, além de cursos de capacitação. Tenho sempre buscado parcerias que contribuam para o desenvolvimento do nosso município e essa, com certeza, é mais uma parceria que nos ajudará com a construção de uma Porto Franco melhor.

O prefeito não participou do evento mais justificou sua ausência: "Estando em Brasília, em busca de benefícios e recursos para nosso município, fui representado no evento pela minha esposa, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Loanmy Barbosa, que justificou minha ausência e falou da importância do empreendimento do SEBRAE em nossa cidade".

Foto: Maurício SousaApós chegar de Brasília, o prefeito Dr. Nelson Horácio entregou juntamente com o deputado federal Hildo Rocha, mais uma Patrulha Mecanizada. Desta vez, os contemplados foram os moradores do Assentamento São Raimundo, que completou 11 anos de existência. O evento aconteceu no dia 25 de Maio, num Sábado.

A Patrulha Mecanizada é composta por trator, carreta agrícola e grade aradora. "Esperamos que com esses equipamentos e o apoio nosso, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAGRI) e do deputado Hildo Rocha, nossos produtores possam aumentar a produtividade em suas lavouras e gerar produtos de qualidade para o povo da nossa querida Porto Franco e ajudar no desenvolvimento do Assentamento, assim como já acontece em outras comunidades que já receberam essa Patrulha Mecanizada".

Após a entrega dos equipamentos, foi oferecido um almoço, com direito a um bolo de 11 metros a toda a comunidade do povoado e circunvizinhos. O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Loanmy Barbosa, do pré-diácono, Clodomir (Paróquia Imaculada Conceição) que celebrou uma missa; do presidente da Associação dos Moradores do Assentamento São Raimundo, o Edimar Pereira dos Santos e de sua esposa, Ely Querubim, do Pastor Daniel Sousa Ferreira (Igreja Batista Missão do Assentamento São Raimundo) que realizou um momento de louvor, e também da pastora presidente Maria da Paz Marinho Peixoto, além do ex-prefeito Zé Aldo Ribeiro de São João do Paraíso, o vereador e presidente da câmara de Porto Franco "Amigão", os vereadores Edidácio, Simeão, Pastor Valmir, Cafimfim e Elias Pastinha, além de secretários de governo, servidores e população em geral.

Foto: Maurício SousaNo Domingo (26), lá estava o incansável Dr. Nelson em mais um evento. Desta vez, o prefeito, juntamente com sua esposa, receberam os maestros Valdane Vinícius e Carlos Aguiar, juntamente com a BanPorto (Banda Municipal de Porto Franco) para saborear um farto e delicioso café da manhã.

Em seguida, todos seguiram para um passeio no município de Carolina, onde todos da Banda participaram e conheceram aquele belo lugar.

"Foram momentos de muita alegria, fartura e diversão, afinal o pessoal merece. Nesse maravilhoso passeio tivemos a companhia dos bombeiros civis, dos conselheiros tutelares (Ana Paula) e de uma turma animada da SEMAS e da SEMED". Confidenciou Dr. Nelson.

Foto: Maurício SousaNa Segunda feira (26), realizado pela Prefeitura Municipal de Porto Franco, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Loanmy Barbosa, em parceria com a Secretaria de Saúde, e sua secretária Soraya Fonseca, e a Secretaria de Educação, comandada pela secretária Francinete Barrozo, aconteceu um evento em alusão ao Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

Na abertura, o prefeito saudou a todos os participantes na pessoa do Presidente da Associação Pestalozzi de Porto Franco, Senhor José Maria, que segundo o gestor, é um exemplo de superação e de vida para todo portofranquino, com uma forte história de luta e conquistas de direitos dos portadores de deficiência dentro do nosso município.

O evento aconteceu na sede da Associação Pestalozzi e a palestra principal foi ministrada pela fisioterapeuta, Jayne Salazar. Aproveitando a ocasião, o prefeito anunciou: "Quero dizer que o Município está em processo de licitação para municipalizar o trânsito da cidade, onde temos um projeto de mobilidade urbana que deverá ser implantado até o Centenário de Porto Franco para garantir a acessibilidade a todos que precisam em nossa cidade". Declarou Dr. Nelson.

Foto: Maurício SousaNo mesmo dia 27, já no período da tarde, o gestor participou da abertura do XXIV Jogos Escolares de Porto Franco (JEPFs).

Os jogos são promovidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), na e sua secretária Francinete Barrozo, e também pela Secretaria de Juventude, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SEMESP), e seu secretário Edilson Pimentel. Os JEPFs aconteceram entre os dias 30 de maio e 1º de junho, e reuniu atletas de várias modalidades esportivas.

"Sinto-me honrado por fazer parte de um projeto tão grandioso. Parabéns a todos nossos incansáveis guerreiros Francinete Barrozo Silva, que não mediu esforços pra fazer com que esse fosse o melhor de todos. Nosso secretário adjunto Willian Maior Dos Santos, todos os profissionais da educação e esporte que ajudaram a tornar esse evento grandioso". Disse o prefeito  na ocasião.

Fonte: Redação do Tocnoticias