Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Agricultores Devolvem 2,5 Mil Embalagens Vazias de Agrotóxicos em Projeto de RI em Miranorte

Data do post: 06/06/2019 15:24:26 - Visualizações: (642)

O recebimento itinerante, que visa estimular a devolução do material pelos agricultores, ocorrerá em mais 14 cidades do Tocantins.

Adapec TocantinsTeve início nesta quarta-feira, 5, no município de Miranorte, na região central do Estado,  a primeira edição do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos deste ano. Durante todo o dia, 55 pequenos e médios produtores rurais estiveram envolvidos na ação, devolvendo mais de 2,5 mil embalagens no posto de recebimento que foi montado no Parque de Exposição Agropecuária de Miranorte.

O RI de Miranorte atendeu pequenos produtores de outros municípios circunvizinhos, como Rio dos Bois, Miracema e Dois Irmãos. O produtor rural, Ideraldo Lopes de Ataídes, da Fazenda Serra Dourada, do município de Dois Irmãos, percorreu 70 quilômetros para devolver as suas embalagens. “Para mim este projeto é muito bom porque as minhas condições não me permitem levar as embalagens em um posto, como apareceu esta oportunidade de devolver aqui as embalagens, eu vim mesmo percorrendo essa distância de moto, é melhor do que deixar jogada no meio ambiente, é assim que todos devem fazer”, disse o produtor rural.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos, Juliano Ribeiro disse que a participação dos produtores rurais foi bastante positiva. “Tivemos um bom número de pequenos agricultores envolvidos nesta ação, e isso se deve ao trabalho de conscientização e mobilização que foi feto pela Agência junto a estes produtores rurais que atuam na fruticultura e na pecuária nesta região e também dos parceiros que são essenciais neste projeto”, ressaltou.

Adapec TocantinsO presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, destacou o papel do produtor rural na realização dos RIs ressaltando que estes estão cada vez mais consciente de suas responsabilidades na devolução das embalagens vazias de agrotóxicos nos postos ou em eventos como o recebimento itinerante.

A ação foi realizada pela Adapec, em parceria com o Sindicato Rural de Miranorte, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Associação das Revendas de Insumos Agropecuários do Médio Norte Tocantinense (Atria) e revendas de agrotóxicos de Miranorte.

Os próximos municípios que receberão as ações de RI’s são:

Porto Nacional – Projeto São João: 12 de junho

Araguatins: 17 de junho

Augustinópolis: 18 de junho

Dianópolis: 19 de junho

Buriti do Tocantins: 19 de junho

Axixá do Tocantins: 24 de junho

Ananás: 25 de junho

Riachinho: 25 de junho

Sítio Novo: 26 de junho

São Miguel: 26 de junho

Aguiarnópolis: 28 de junho

Araguaçu: 24 de agosto

Paraíso: 12 de setembro

Divinópolis: 13 de setembro.

Fonte: ADAPEC Tocantins