TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Propostas Apresentadas na Assembleia Visam à Redução de Impactos Ambientais

Data do post: 06/06/2019 17:47:16 - Visualizações: (341)

Aproveitando a passagem da Semana do Meio Ambiente, a deputada Cláudia Lelis (PV) apresentou várias iniciativas em defesa da preservação e bom uso da natureza no Estado. Na manhã desta quinta-feira, dia 6, a parlamentar usou a tribuna para defender matérias como a que visa implantar o projeto “Papel Zero” na Assembleia Legislativa.

Assembleia Legislativa do TocantinsPor meio de requerimento, ela sugere que seja por meio digital a tramitação de documentos e matérias. Outro requerimento solicita ao governo estadual a implementação de ciclovia na rodovia TO-030, que liga Palmas ao distrito de Taquaruçu.

A deputada requereu também que a rodovia seja transformada em estrada-parque, com pavimentação e sinalização adequadas, com maior fiscalização do limite de velocidade. “Essa estrada é rota para Taquaruçu e o Jalapão; por isso, precisa ser nosso cartão-postal. Nada mais justo que a rota seja transformada em estrada-parque, uma vez que os ciclistas a utilizam para ir ao distrito; por isso a importância da construção da ciclovia”, reforçou.

Ainda segundo Cláudia, a proposta pretende regulamentar e promover a prática do ciclismo de montanha, a promoção da saúde da população, a ampliação do número de praticantes e da quantidade de visitantes, e a divulgação dos parques estaduais do Tocantins.

Outro projeto da deputada regulamenta as cavalgadas e tropeadas no Estado. “Não sou contra, mas não podemos ficar inertes ao que acontece nesses eventos e precisamos ter regras para a atividade”, declarou.

Conforme a parlamentar, é preciso minimizar situações de estresse e fadiga dos animais, limitando os trajetos a, no máximo, cinco quilômetros, com intervalos mínimos de 15 minutos, antes da retomada das cavalgadas e tropeadas, além de outras providências do projeto.

Quelônios

O deputado Professor Júnior Geo (Pros), por sua vez, apresentou dois requerimentos: uma moção de aplausos ao Projeto Quelônios do Tocantins e uma matéria pedindo informação ao Governo do Estado sobre procedimentos adotados para o fortalecimento da fiscalização nos rios.

O parlamentar aplaude o projeto pela promoção do repovoamento de tartarugas da Amazônia e tracajás na região do Cantão, considerado o berçário de toda a ictiofauna – conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica – no caso específico, a Bacia do Araguaia.

Quanto ao pedido de informação ao Governo, o deputado quer esclarecimentos sobre a situação dos equipamentos utilizados para a fiscalização nos rios. Ele Quer também saber se existem servidores suficientes para a fiscalização, além da destinação dos materiais e animais apreendidos.

Segundo o parlamentar, o objetivo da portaria nº 106, de 27 de março de 2019, é garantir a preservação das espécies através de fiscalização constante e rígida, devido a áreas tão extensas e à cultura da pesca predatória.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.