TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Com Ações e Eventos que Estimularam Práticas Sustentáveis, TJTO Reforça Compromisso com a Responsabilidade Sócio-ambiental

Data do post: 07/06/2019 13:52:37 - Visualizações: (359)

Mudas de Ipê amarelo/rosa e de Bougainville espalhadas pelo pátio externo do Tribunal de Justiça do Tocantins marcaram o último dia da Semana do Meio Ambiente, com várias atrações que realçaram as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gestão Ambiental (Nuges) do TJTO para estimular práticas sustentáveis, como a de utilizar racionalmente os recursos econômicos e ambientais, não só do público interno como também da sociedade.

Tribunal de Justiça-TOO pátio externo da sede do Palácio Tocantins é enfeitado e sombreado por várias árvores verdes do Cerrado, entre elas os oitizeiros, conhecido por gerar um fruto amarelado, o oiti. Mas essa paisagem deverá ficar ainda mais convidativa e agradável quando o rosa e o amarelo dos ipês plantados na manhã desta quinta-feira (6/6) começarem a despontar daqui a uns cinco anos, na estimativa dos especialistas.

Se depender da alegria e da descontração da equipe do TJTO que colocou a mão na terra para plantá-los, a natureza talvez até adiante o tempo deles florescerem.

Por falar em equipe, coube à juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Gazire Rossi, representando o presidente do TJTO, Helvécio de Brito Maia Neto, plantar a muda do primeiro ipê, rosa, naturalmente. No que foi seguida pelo diretor-geral do TJTO, Jonas Demóstenes Ramos, pela chefe de gabinete da Presidência, Glacielle Torquato, dos, respectivamente, diretores de comunicação, financeiro e judiciário, Kézia Reis Gizelson Monteiro de Moura e Francisco de Assis Sobrinho. Não menos entusiasmadas estavam a coordenadora e servidora do Nuges, Leila Jardim e Helena de Paula, além de demais servidores que participaram do plantio.

Coleta Seletiva

Fechando a programação da Semana do Meio Ambiente do TJTO, ainda ocorreram palestras sobre gerenciamento de resíduos sólidos e descarte ambientalmente correto de lixo doméstico e medicamentos. O engenheiro ambiental Danilo Silva Nunes e a estudante Yana Ferreira Bena apresentaram aos presentes o projeto Coleta Palmas, promovido pela Prefeitura da Capital, que incentiva a separação dos resíduos para a reciclagem. “A coleta seletiva só tem valor se houver envolvimento da sociedade, pois o resultado beneficia a todos”, explicou o especialista. Sobre o descarte de medicamentos, o enfermeiro Pedro Ferreira, do Espaço Saúde do TJ, alertou que medicamentos precisam ser descartados de forma correta, evitando a contaminação do meio ambiente.     

Durante a semana, servidores do Judiciário tocantinense e a comunidade palmense deram exemplo de consciência ambiental com a realização da Feira da Sustentabilidade, que reuniu o econômico, o ambiental, o social e o cultural ao expor e comercializar produtos orgânicos, equipamento que produz energia limpa e abrir espaços para o entretenimento de crianças com uma pitada de consciência ambiental, palestras educativas, e ainda para doação de roupas a pessoas carentes. Iniciativas contempladas no Plano de Logística Sustentável (PLS) e que vão ao encontro do que estabelece o planejamento estratégico do TJTO.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.