TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Curso de Operador Aerotático da Secretaria da Segurança Completa 40 Dias

Data do post: 07/06/2019 13:55:10 - Visualizações: (365)

Capacitação visa ampliar o quadro de servidores especializados em operações aéreas helitransportadas.

Secretaria de Segurança Pública-TOCom o objetivo de formar profissionais multimissão, capacitados para a aviação de segurança pública, além de aumentar o efetivo e padronizar as atividades realizadas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, a unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP, em parceria com a Escola Superior de Polícia – ESPOL, está realizando, desde abril, o I Curso de Operador Aerotático do Tocantins – I COA. O curso, que tem carga horária de mais de 560 h/a, completa 40 dias de treinamentos e a previsão de término no final do mês de junho.

Composto inicialmente por 28 integrantes, sendo cinco de outros estados brasileiros (Pará, Paraná e Amapá), o curso se aproxima de seu encerramento com 12 integrantes, dentre eles nove alunos da Polícia Militar, um do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e dois da Polícia Militar do Amapá. "Nestes 40 dias, os alunos foram submetidos a situações limite, que testaram suas capacidades física e psicológica, pois além das instruções que exigiam dedicação física e mental, tiveram restrição alimentar e pouco tempo de descanso", esclareceu o Major da Polícia Militar Dennis Dalla, coordenador do curso.

Ainda segundo o Major, que também é comandante de helicóptero no CIOPAER, o foco é habilitar os alunos nas atividades helitransportadas de salvamento terrestre e aquático, prevenção e combate a incêndios florestais, ações de policiamento preventivo e ostensivo, entre outras atribuições das equipes multimissão que integram o órgão. “O curso é complexo pois nosso leque de atuação é vasto. Um operador aerotático precisa dominar as técnicas e táticas para combater o crime, e da mesma forma, para resgatar e salvar uma pessoa num local de difícil acesso. E como temos bombeiros e policiais, temos que nivelar o conhecimento, introduzindo o componente aéreo nestes cenários", argumentou.

Treinamento

Dentre as inúmeras e variadas instruções ministradas aos discentes, nas de combate a incêndios florestais, os alunos receberam treinamento para auxiliar os pilotos na coordenação da cabine durante o procedimento, garantindo a segurança da operação e para o manuseio e utilização do helibalde, que é um bolsão com capacidade para armazenar cerca de 500 litros de água e que vai acoplada a um gancho na parte inferior do helicóptero. A capacitação é de grande importância, uma vez que todos os anos, nos meses de estiagem, o Tocantins figura entre os primeiros estados com maior incidência de focos de calor e o helicóptero da SSP sempre apoio os órgãos ambientais nestas operações.

Outra instrução de destaque foi fruto da parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Maranhão, por meio de seu Centro Tático Aéreo – CTA, que capacitou os alunos a realizarem disparos de arma de fogo a partir do helicóptero (Tiro Embarcado), entre os dias 27 e 31 de maio. No plano de aula, foram abordadas temáticas como balística; técnicas de tiro embarcado no helicóptero; posicionamento, cadência e manobras; dentre outras, utilizando os calibres 5,56 e 7,62, adotados pelo CIOPAER.

Desde segunda-feira, 03/06, os alunos do I COA e a coordenação do Curso estão em viagem ao Estado de Goiás e ao Distrito Federal, recebendo instruções no Grupo de Radiopatrulha Aérea - GRAER, da PMGO, do Comando de Policiamento Aéreo – CPAER, da PMDF, no Grupamento de Aviação Operacional – GAVOP, do BMDF, da Divisão de Operações Aéreas – DOA e no Comando de Operações Táticas – COT, da PF e do CERIPA VI.

Colaboradores

Essenciais na realização do I COA, o CIOPAER agradece aos colaboradores, sendo o Governo do Tocantins, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a ESPOL, o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Estadual, o Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, o Grupo de Operações Táticas Especiais – GOTE, as Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas – ROTAM, o Exército Brasileiro, além do Poder Judiciário da Comarca de Porto Nacional.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.