TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Experiências do Programa Criança Feliz do Tocantins São Compartilhadas no Estado do Pará

Data do post: 12/06/2019 22:41:40 - Visualizações: (392)

O Tocantins tem se destacado por conseguir avançar nas articulações e conquistar números expressivos na execução do programa.

Setas-TOO Programa Criança Feliz do Tocantins tem se tornado referência no Brasil e como parte deste reconhecimento a equipe tem sido convidada para compartilhar as experiências exitosas com outros estados. Esta semana, a coordenadora estadual do programa, Katiuvânia Guedes, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), está no estado do Pará, no município de Tupiranga, a convite da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda para contribuir com a capacitação de supervisores do programa que atuam nas regiões Araguaia, Carajás, Rio Capim e Lago Tucuruí.

Conforme Katiuvânia, o objetivo tem sido fazer um intercâmbio estadual com as experiências do programa. “Aqui tivemos a oportunidade de apresentar os resultados do programa no Estado do Tocantins, especialmente sobre a intersetorialidade e a atuação do comitê gestor na execução do programa”, pontua.

O ´Seminário sobre o programa Primeira Infância no Sistema único de Assistência Social (Suas) e a intersetorialidade da gestão dos serviços e programas da proteção social básica´ acontece desde segunda, 10, e se encerra nesta quarta, 12. Participam coordenadores de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), além de supervisores e visitadores do programa Criança Feliz de cerca de 30 municípios.

Representação nacional

Em uma solenidade ocorrida em abril para celebrar o Brasil como um dos finalistas do prêmio mundial WISE Awards 2019, que reconhece projetos inovadores na área de educação, o Tocantins foi o estado escolhido para apresentar as experiências desenvolvidas no programa. Os vencedores mundias serão anunciados em julho, e a premiação será durante a reunião da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, em novembro, em Doha, no Catar.

O programa

Instituído em 2016 e ligado ao Ministério da Cidadania, o Programa Criança Feliz é uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

O programa tem como público prioritário gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Programa de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida preventiva, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Desde que o Tocantins aderiu ao Criança Feliz, foram visitadas 1.465 gestantes e 6.327 crianças, em 53 municípios; totalizando 6.203 famílias atendidas no Estado.

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.