Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Aragominas Recebe Caravana da Inclusão Produtiva da Setas

Data do post: 13/06/2019 14:25:00 - Visualizações: (757)

O Workshop da Beleza é oferecido prioritariamente para famílias incluídas no Cadastro Único.

Setas-TOA caravana da inclusão produtiva está em Aragominas oferecendo cursos de qualificação profissional. A equipe de instrutores da gerência de inclusão produtiva da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) está na cidade atendendo a uma solicitação de parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Prefeitura local.

O Workshop da Beleza, que ocorre durante toda esta semana, de 11 a 15 de junho, integra a programação de aniversário da cidade, que será no próximo dia 20. Os cursos oferecidos são de cabeleireiro, artes em retalhos, designer de sobrancelhas e maquiagem. O gerente de inclusão produtiva da Setas, Raimundo Gonçalves, explica que os  cursos possuem carga horária de 20 e 40 horas e são voltados para agricultores familiares, empreendedores de economia solidária, jovens e adultos, micro e pequenos empresários, famílias atendidas pelos programas de transferência de renda, e organizações da sociedade civil.

Sobre a parceria com os municípios na realização dos cursos, o secretário da pasta, Messias Araújo, destaca a necessidade de qualificação para o mercado de trabalho. “Nossa missão é contribuir na inserção de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho, assim como estimulá-las a serem empreendedoras”, destaca.

Setas-TOA jovem Luciana Lima da Silva, 23 anos, uma das alunas do curso de maquiagem em Aragominas, tem sido um exemplo de dedicação. Apesar de uma limitação física, ele segue dando lição de vida. A jovem faz dois cursos de graduação, um à distância e outro em Araguaína, para onde vai e volta todos os dias, e ainda aproveitou o pouco tempo livre para agregar valor a um de seus cursos, a fotografia. “Estou fazendo esse curso para agregar conhecimento ao curso de fotografia, porque quero trabalhar justamente com a autoestima de pessoas, especialmente aquelas com algum tipo de deficiência para mostrar para elas o seu valor”, comenta a jovem.

Cerca de 60 pessoas estão participando dos cursos ofertados pela Setas em Aragominas esta semana.

Inclusão Produtiva

A inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária. Na prática, estimula o empoderamento das famílias para tirá-las da extrema pobreza e estimulá-las a desenvolver, produzir, comercializar, gerar renda e serem auto-sustentáveis.

Fonte: Setas-TO