TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Tocantinense é Convocada Para Defender o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo na Colômbia

Data do post: 13/06/2019 14:30:36 - Visualizações: (415)

A jovem tocantinense Paloma Dias Cardoso está entre os 45 atletas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Descoberta nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), ela irá representar o país no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, que acontece neste sábado,15, e  domingo, 16, na cidade de Cáli, na Colômbia.

Secom-TOPaloma vai disputar na modalidade heptatlo, que é composta por sete provas: corrida de 100 m com barreiras, arremesso de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 m e 800 m.

O convite para defender o Brasil foi recebido pela atleta depois de conquistar o título de campeã nacional no heptatlo sub-20, no Brasileiro Caixa Sub-20, disputado no início do junho, em Bragança Paulista (SP). Com a marca de 4.892 pontos, a atleta assume a liderança do ranking brasileiro e sul-americano.

Trajetória

Paloma Dias Cardoso é natural da cidade de Novo Jardim, na região sudeste do Estado. A trajetória da atleta teve início em 2014, quando ela era aluna da Escola Estadual de Novo Jardim. Ao perceber o talento da jovem, o então professor de educação física, Rogério Borges dos Santos, a convidou para disputar os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Foi então que o talento de Paloma no atletismo começou a ser revelado. Em 2015, a atleta foi campeã nas fases regional e estadual dos Jets, além de ter representado o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude, em Maringá-PR.

Durante a estreia nacional, o excelente desempenho nas provas rendeu a Paloma um convite para integrar a equipe do Centro Regional de Atletismo de Lavras-MG, onde treinou até 2017. Em 2018, a visibilidade da tocantinense a levou para o clube Esperia, da capital paulista, seu atual local de treinamento. 

“Comecei jogando futsal. Era o meu sonho jogar profissionalmente, mas quando o professor Rogério me convidou para competir no atletismo, já me identifiquei de cara. No primeiro ano, fui campeã nos Jets e fui competir pelo Tocantins em Maringá. De lá para cá, pelo meu potencial, fui convidada para integrar a equipe de Minas e agora treino em São Paulo”, relata Paloma.

Além da dedicação intensa aos treinos, Paloma divide a rotina com os estudos. Ela está cursando o primeiro período do curso de Educação Física, na Universidade Paulista, em São Paulo, visando se especializar cada vez mais na área que descobriu ser sua paixão. “Sempre quis conciliar o esporte e os estudos”, revela.

Sobre a expectativa para a sua estreia na delegação brasileira, a jovem se mostra confiante. “Apesar de ser a campeã brasileira de heptatlo, não vai ser fácil, afinal são sete provas. Mas eu sempre acreditei nesse sonho, no meu potencial, e agora estou confiante em ter um bom resultado”, conta.

O professor Rogério, que foi o primeiro a reconhecer o talento de Paloma, ressalta a relevância dos Jogos Estudantis do Tocantins para revelar potenciais atletas entre os estudantes. “Os Jets são muito importantes para os alunos na vida esportiva, na formação educacional e social. Através dos Jogos Estudantis, e dessa base trabalhada pelas escolas, os alunos passam a conhecer as excelentes possibilidades do esporte. Como professor, fico grato em ver uma ex-aluna ser campeã estadual e em apenas quatro anos se tornar a líder do ranking sul-americano de heptatlo, prova na qual o Tocantins ainda não tinha histórico”, relata.

As competições do Campeonato Sul-Americano de Atletismo serão transmitidas ao vivo na página do facebook da Confederação Brasileira de Atletismo.

Fonte: Secom-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.