Nessa sexta-feira, 4, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social têm início no município de Mateiros, incluindo a comunidade quilombola Mumbuca, os cursos de Inclusão Produtiva. Serão ministrados quatro cursos: panificação, cabeleireiro, maquiagem e design de sobrancelhas, com previsão de capacitar 180 pessoas. As capacitações seguem até sexta-feira, 11. Na comunidade Mumbuca serão capacitadas 60 pessoas.
Também nesta semana, no período de 30 a 04, os cursos de inclusão produtiva da Setas estão capacitando 60 pessoas no município de Angico.
Inclusão Produtiva
O Governo do Estado, por meio da Setas, desenvolve programas para inclusão produtiva, por meio de cursos de capacitação para produção, favorecendo o desenvolvimento humano, gerando renda e trabalho e valorizando a convivência familiar e o equilíbrio com o meio ambiente nos municípios tocantinenses. Os cursos são realizados em parceria com as prefeituras.
Com essa proposta, no decorrer do ano, a Setas oferece cursos semiprofissionalizantes de artesanato em municípios do Estado do Tocantins. A meta, em 2019, era para capacitar 2.435 pessoas mas já foi ultrapassada e mais de 3 mil trabalhadores foram qualificados até o momento. Segundo o gerente de Inclusão Produtiva da Setas Raimundo Gonçalo.
O secretário da Setas, José Messias Araújo, explica que as ações de governo visam qualificar as pessoas e gerar emprego e renda para que saiam da dependência do Estado, tenham suas próprias empresas, possam gerar trabalho e renda, proporcionando o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A qualificação em empreendedorismo gera oportunidades para as famílias desenvolvam seus negócios e saiam da linha da extrema pobreza”, afirmou.