Em mais uma edição do Projeto Polícia Civil nas Escolas, promovido pela Secretaria da Segurança Pública – SSP, alunos do Centro de Ensino Médio Castro Alves, localizado na quadra 305 Norte em Palmas receberam na manhã desta quinta-feira,17, os trabalhos educativos e informativos do serviço itinerante da Polícia Civil destinado à comunidade estudantil.
Na programação foram ministradas palestras com os temas Drogas e seus efeitos, Saúde mental - cuidados e prevenção e Cyberbullying/crimes cibernéticos. Segundo diretor da ESPOL, o delegado Ronie Augusto Esteves, esta é a sétima edição das atividades realizadas em escolas estaduais, sendo que duas aconteceram no interior nas cidades de Colinas e Dianópolis. “É importante levar informação para os estudantes para que eles tenham noção dos perigos do uso de drogas, da violência e também a prática de atos violentos que desonrem a imagem dos colegas como o bullyng e o cyberbulling”, afirmou.
Novos Conhecimentos
Além de temas como saúde mental, perigo das drogas e violência, os estudantes receberam informações sobre a atuação do Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, onde os policiais levaram o equipamento helibalde, utilizado na contenção de incêndios florestais. Segundo a diretora Loyde dos Santos Rodrigues, atualmente a unidade escolar atende cerca de 800 estudantes no ensino médio com idades entre 14 a 20 anos nos turnos matutino e vespertino. “Quando recebi a proposta fiquei muito feliz porque sabemos que é a informação que traz o conhecimento e a mudança de vida. Toda essa parceria com a polícia é importante”, afirmou.
Já para o estudante Thiago Lima, 18, que no próximo ano pretende estudar Medicina Veterinária, a participação da Polícia Civil no ambiente escolar previne contato com drogas e outros delitos. “É importante saber os perigos que as drogas trazem para os jovens porque elas impedem que possamos sonhar com o futuro”, afirmou.
Polícia Civil nas Escolas
O Projeto é coordenado pela Diretoria da Escola Superior de Polícia (ESPOL) e Diretoria de Políticas de Segurança da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O objetivo é contribuir com a formação cidadã de alunos, discutir sobre o tema segurança e debater a importância da participação de todos no combate as drogas e a violência.