Parlamentar participou da inauguração da primeira unidade especializada no atendimento de mulheres vítima de violência do Estado, na região sul de Palmas. “Fruto da minha luta na Assembleia, a DEAM 24 horas é um avanço para as mulheres”, afirmou a parlamentar.
Autora do primeiro projeto de lei para a criação de uma unidade policial dedicada ao atendimento ininterrupto das mulheres durante o dia e à noite no Tocantins, a deputada Luana Ribeiro ressaltou que a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) 24 horas de Palmas é avanço para o acolhimento de vítimas de violência no Estado.
A delegacia foi inaugurada no final da tarde desta segunda-feira, dia 22, no Setor Santá Fé, na região Sul de Palmas. Em pronunciamento durante a cerimônia, a parlamentar lembrou de sua atuação e fez questão de destacar o empenho da gestão estadual de concretizar o projeto. “Fruto da minha luta na Assembleia [Legislativa], a DEAM 24 horas é um avanço para as mulheres. Graças ao empenho e dedicação das mulheres e de todos os servidores que vão trabalhar aqui, esta delegacia será referência para o Estado. E que seja a primeira de outras unidades espalhadas pelo interior do Tocantins”, afirmou a deputada.
Luana Ribeiro reafirmou a disposição de seguir, na Assembleia, com atuação voltada ao auxílio ao governo para expandir o benefício a demais municípios tocantinenses. “Os casos de violência contra a mulher no Tocantins cresceram 22% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. É imprescindível que o benefício conquistado hoje pelas mulheres palmenses deve ser expandido a outras cidades. Por isso, continuaremos com a mesma dedicação e empenho para contribuir, com toda a disposição, para a abertura de novas delegacias no interior”, disse, ao se referir a recente estatística que apontam 1,7 mil casos de violência doméstica contra mulheres no Estado nos primeiros seis meses deste ano, ante a 1.421 ocorrências no mesmo período de 2018.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a DEAM faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que prevê a estruturação, ampliação, aparelhamento e manutenção de delegacia especializada em atendimento à mulher.
Entre as autoridades presentes, estavam o vice-governador Wanderlei Barbosa, o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, a delegada geral de Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Sousa, e deputados estaduais.
DENARC
A deputada prestigiou também a inauguração da 1ª Divisão da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos, na quadra 106 Norte, no centro de Palmas. “Devemos reconhecer, de fato, a relevância da iniciativa do governo de estruturar e aparelhar a segurança pública do Tocantins. Esta unidade passa a funcionar em prédio propício e que pertence ao Estado, que deixa de gastar com aluguel. Servidor deve ter condições de trabalho para atender bem a população”, comentou.
A Denarc é ligada à Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco). A parlamentar participou, juntamente com outras autoridades, da entrega de cinco viaturas à Polícia Civil e materiais para realização de oitivas.