Com objetivo de orientar os municípios na execução e ainda acompanhar as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, o Governo do Tocantins, por meio da equipe do Serviço de Proteção Básica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) iniciou, nesta semana, o monitoramento do programa nos municípios de Sampaio, Praia Norte e São Miguel.
As visitas técnicas prosseguem nesta sexta-feira, 25, em Augustinópolis; dia 28 em Araguacema; dia 29 em Caseara; dia 30 em Pindorama e dia 31 em Silvanópolis. A meta é realizar visitas técnicas nos 51 municípios que desenvolvem o programa, até o final de 2019.
O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal, com gestão compartilhada entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e os municípios. O objetivo do programa é ampliar a rede de atenção e o cuidado integral às crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
De acordo com a coordenadora do programa no Estado, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETDES), Katilvânia Guedes, no primeiro momento haverá uma reunião geral com a gestão do município, equipe do PCF, comitê gestor municipal, coordenador de CRAS e equipe técnica, gestor do Cadastro Único e demais envolvidos e num segundo momento, acompanhamento na visita domiciliar a uma família, seguida de reunião de consolidação com a equipe do programa.
Ainda segundo a coordenadora, o balanço semanal realizado pela Setas sobre a evolução do Programa Criança Feliz (PCF) no Tocantins, realizado em 21/10/2019, mostra que 94 municípios estão elegíveis ao PCF, com adesão de 51 municípios; dois municípios aguardando a efetivação da adesão, em 2019; 10 municípios aderidos à expansão e 51 municípios registraram visitas. “Em 2019, todos os municípios com adesão ao programa registraram visitas. Até o momento foram visitadas 9.030 crianças, 2.322 gestantes, 11.352 pessoas, sendo 8.576 famílias visitadas até o momento”, afirmou.
Programa Criança Feliz
Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o Criança Feliz busca promover o desenvolvimento adequado da primeira infância, integrando ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.
O PCF se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.