A fim de despertar nas mulheres momentos de autoconhecimento e dedicados exclusivamente a elas, o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) convida as mulheres a se expressarem por meio da escrita. Pode ser uma poesia, prosa, versos, narrativas, cordéis. O importante é que a mulher expresse, a seu modo, o que é ser mulher. As produções textuais podem ser publicadas na página do Núcleo, no site da DPE-TO.
Coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana di Fátima Cardoso fala sobre as abordagens nos textos: “Pode se escolher uma das infinitas facetas de ser mulher. Afinal, somos tão múltiplas, complexas e singelas ao mesmo tempo. Com o tema ´Ser mulher é...´ busca-se as infinitas representações da arte de ser mulher. Afinal, o que é ser mulher pra você? A proposta é que mulheres escrevam textos que apresentem essa abordagem”, destacou.
Os textos serão uma oportunidade de diferentes mulheres compartilharem suas ideias e expressões, mostrando que a definição de ser mulher pode ser única e, ao mesmo tempo, ampla e acolhedora a tantas outras mulheres.
“Inicialmente pode parecer uma abordagem fácil, mas não é! Afinal, depende da vivência de cada mulher. É essa reflexão que queremos despertar nas mulheres que venham a atender esse convite do Nudem. Queremos que elas tenham esse momento de reflexão e coloquem no papel o que acreditam, o que sentem, o que as motiva, encoraja ou inflige medo, insegurança. É falar de si, pensar no ser e viver mulher com todas suas alegrias, dores, angústias e esperanças. Não existe abordagem certa e errada. Existe o que cada mulher pensa e acredita”, disse Franciana di Fátima.
Como participar
Envie um texto de até 20 linhas para o email nudem@defensoria.to.def.br com o tema “Ser mulher é...". Também é preciso enviar uma foto e uma breve descrição que conte um pouco sobre quem você é (nome, ocupação, onde mora, enfim, o que quiser contar).
É importante destacar que o envio do texto pressupõe que você concorda com a publicação pela Defensoria, inclusive em outros eventos que promovam o tema mulher, sem que isso implique em qualquer remuneração. Desta forma, já declare, no corpo do email, a anuência quanto a utilização do seu texto.
“O único requisito para publicação é o respeito ao tema e ser a autora, mulher! Sua participação é muito importante! Através da escrita vamos explorar o imaginário coletivo da arte de ser mulher”, disse a Defensora Pública, acrescentando: “O único requisito para publicação é o respeito ao tema e ser a autora, mulher! E lembre se: a publicação é gratuita e o uso do texto nas atividades do Nudem não gera qualquer direito à remuneração ou ressarcimento”.