Um dos vencedores do primeiro lugar foi a União Nacional Dos Dirigentes Municipais De Educação (Undime), indicação da deputada federal Professora Dorinha (DEM/TO).
Durante a cerimônia de entrega, a deputada defendeu a instituição e justificou a indicação pelo relevante trabalho no sentido de promover uma educação pública de qualidade nos municípios brasileiros.
A parlamentar mencionou a PEC 15/15, a qual é relatora, reiterando a urgência da aprovação do Fundeb, proposta que considera estratégica para a educação pública.
"Estamos em um momento muito importante para construir um texto que possa representar o que o país quer assumir nos próximos anos e constitucionalizar o Fundeb. O desenho dele vai ter o rosto, a face, o compromisso que o país quer assumir com a educação na definição da Câmara e do Senado. E quero, como relatora, nos colocar à disposição, junto ao senador Flávio Arns (Rede/PR), para construir esse texto que respeite e valorize a educação e estabeleça condições para que nosso país possa fazer um investimento contínuo, de melhor qualidade e garantir maior eficiência na aplicação desse recurso”, explicou.
O diploma de menção honrosa e a medalha com a efígie, concedidos pelas ações de destaque na defesa da Educação no Brasil, foram entregues pela deputada e pelo senador Flávio Arns (Rede-PR) ao presidente da Undime, professor Luiz Miguel Martins Garcia.
O vice-presidente da Undime, Marcelo Ferreira Costa, e o ex-presidente da instituição Alessio Costa Lima também estiveram presentes na solenidade.
Os outros dois agraciados foram o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e o professor pernambucano Jayse Antônio da Silva Ferreira.
O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação foi instituído em 1998 e regulamentado em 2000.