O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) promove a partir desta segunda-feira, 18, até a sexta-feira, 22, o curso de Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. O objetivo é capacitar novos técnicos que trabalharão na gestão dos programas, nos diversos municípios do estado. As aulas acontecem no prédio da Egefaz, em Palmas. Foram ofertadas 60 vagas. Estão participando do evento 33 municípios e 43 técnicos.
“Buscamos dar o suporte para que o município consiga realizar uma boa administração melhorando o índice do Programa Bolsa Família, que é o Índice de Gestão Descentralizada (IGD); se o município consegue melhorar o índice o recurso do IGD vai aumentar”, disse o gerente Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, Matheus Macêdo Mota.
Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
Entre os programas que atendem aos inscritos no Cadastro Único, Tarifa Social de Energia, Benefício de Prestação Continuada e Cartão do Idoso. Ao todo são mais de 30 programas.
No Tocantins o total de famílias inscritas no Cadastro Único em junho de 2019 era de 292.882. Podem se inscrever no Cadastro Único, a família que ganha até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total.
Bolsa Família
É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.
No Tocantins, 116. 179 famílias receberam o benefício do Programa Bolsa Família, em agosto de 2019. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 189,83 e o valor total transferido pelo governo federal em benefícios às famílias tocantinenses atendidas alcançou R$ 22.054.755,00 no mês. (Informações do Ministério do Desenvolvimento Social).