Nas reuniões os gestores municipais receberam orientações sobre a gestão da política de assistência social, em especial na execução dos serviços, programas, projetos, benefícios e na execução financeira dos recursos repassados.
Governo do Tocantins, por meio da diretoria do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove na manhã desta quinta-feira, 4, a segunda reunião on-line com prefeitos e secretários municipais de Assistência Social dos municípios tocantinenses.
Os encontros, realizados pelo aplicativo Google Meet, têm o objetivo de dialogar com os gestores sobre a Política de Assistência Social para sanar as dúvidas relacionadas ao atendimento dos equipamentos públicos durante a pandemia.
A diretora do SUAS da Setas, Halana Magalhães, disse que na primeira reunião na terça-feira, participaram cerca de 60 municípios das regiões norte I, centro-oeste e sudoeste, e nesta quinta-feira foram quase 100 gestores participantes das demais regiões do estado. “A adesão dos gestores municipais à reunião foi muito boa e acredito que o resultado será um melhor atendimento proporcionado aos usuários dos serviços socioassistenciais; o mais importante é que os gestores entendam que podem contar com a atenção dos técnicos do Governo/Setas sempre que precisem sanar dúvidas sobre a Política de Assistência Social”, pontuou a diretora, complementando que as orientações são repassadas por meios remotos, por conta da pandemia.
Nos dois dias de reuniões os prefeitos e secretários municipais receberam orientações sobre a gestão da política de assistência social, em especial na execução dos serviços, programas, projetos, benefícios e na execução financeira dos recursos repassados.
O secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, disse que as políticas públicas precisam estar cada vez mais afinadas e devem manter o diálogo intersetorial entre as mesmas. “O governador Mauro Carlesse determinou que nesse momento de pandemia tivéssemos atenção especial às políticas públicas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social em todas as regiões do estado”, ressalta o secretário.
Atendimento à população durante a pandemia
A diretoria do SUAS alerta que durante a pandemia é necessário tomar todos os cuidados que o momento pede, mas o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e nos demais serviços prestados à população não podem parar.
Telefones de contato
Os gestores podem esclarecer suas dúvidas com os técnicos da Setas, conforme o assunto, por meio dos telefones:
63.3218-1906 - Gerência do SUAS
63.3218.1940 - Diretoria do SUAS)
63.3218.1931 - Programa Bolsa Família
63.3218.6903 - Proteção Social Especial
63.3218.6904 - Cras, SCFV.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) foi aprovada em 22 de setembro de 2004, pelo Conselho Nacional de Assistência Social e busca incorporar as demandas presentes na sociedade brasileira no que tange à responsabilidade política da efetivação da assistência social como direito de cidadania e dever do Estado.