O plano será implantado no país a partir do segundo semestre deste ano.
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), participa nesta quarta-feira, 10, de uma reunião virtual com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos órgãos de defesa sanitária das demais unidades da federação, onde estão discutindo o plano integrado de vigilância de doenças dos suínos.
O plano integrado de vigilância de doenças dos suínos, visa atualizar, adequar e ampliar o escopo do Programa Nacional de Sanidade do Suídeos, buscando atender às necessidades atuais e futuras da vigilância e da certificação sanitária da suinocultura na atual zona livre de Peste Suína Clássica (PSC).
“Nesta reunião já realizamos algumas adequações no plano que será implantado no país, a partir do segundo semestre deste ano, principalmente em relação as metas, visando diminuir custos e aperfeiçoando os resultados das ações,” explicou a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos, Regina Gonçalves.
No encontro também estão sendo debatidos os objetivos, justificativas, componentes e atribuições previstas no plano de vigilância buscando a sustentação da condição sanitária e do acesso a mercados dos produtos suinícolas brasileiros.