Teste para detecção do coronavírus é realizado em policiais militares da ativa, funcionários civis, militares da reserva e familiares no 2º BPM em Araguaína.
Em Araguaína, militares da ativa, reserva e familiares são testados.
Nessa quinta e sexta-feira, 17 e 18, respectivamente, nas dependências do 2º Batalhão de Polícia Militar e do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, no Setor das Autarquias em Araguaína, teste rápido para detecção do coronavírus. A testagem é uma ação preventiva ofertada para os policiais e bombeiros militares da ativa e da reserva, seus familiares e os funcionários civis.
A realização do teste rápido objetiva a detecção do coronavírus por meio da coleta do sangue do paciente com um furo no dedo. O resultado sai em até 20 minutos possibilitando ao paciente ter ciência de sua condição de infectado ou não, uma vez que pode ser assintomático, além de evidenciar a presença ou não de anticorpos do vírus no organismo.
Alerta para cuidados
Os cuidados com a higienização e medidas de contenção continuam sendo de grande relevância, tais como: uso contínuo da máscara de proteção, manter as mãos sempre limpas e o distanciamento social.
“Essa ação desenvolvida com a realização dos testes é de extrema importância a fim de que nosso serviço de saúde possa ter uma visão geral sobre o impacto da patologia junto ao efetivo, além de servir enquanto condição preventiva, haja vista o posterior afastamento dos militares que se encontrarem na condição de positivo, mesmo que seja assintomático. Com esses afastamentos poderemos evitar a contaminação com “efeito cascata” para o restante dos militares. Essa ação demonstra a preocupação do Comando Geral da Polícia Militar com o bem estar da tropa, pois os testes estão ocorrendo em todas as unidades militares do Estado do Tocantins, contemplando todo efetivo da polícia militar, da ativa, da reserva e familiares”, afirmou o tenente-coronel Valdeonne Dias da Silva, comandante do 2º BPM.