Com os objetivos de informatizar, otimizar e dar maior transparência ao processo de aquisição de insumos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) disponibiliza, a partir desta segunda-feira, 22, o sistema Solução Integrada de Gestão Administrativa (Siga), para as compras diretas eletrônicas no âmbito da secretaria.
O sistema faz a gestão de todo o processo da cadeia de suprimentos, de forma integrada, fazendo aquisições mais eficientes, céleres e econômicas para o Estado. Dessa forma, atividades administrativas compreendidas pelas compras, licitações, gestão de contratos e de patrimônio mobiliário, imobiliário e almoxarifado, de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, são gerenciados de forma centralizada.
Para utilização do sistema, foi feita uma capacitação voltada aos servidores do setor de Cotação e Compras da SES, ministrada pelo consultor de Tecnologia da Informação, Fredson Chaves. “O treinamento foi bastante enriquecedor, com o conteúdo absolvido de forma eficaz pelos servidores. O Siga chegou para trabalhar de forma integrada, otimizar o trabalho, padronizar os itens, e, consequentemente, ter uma forma mais econômica de compra, facilitando a verificação entre o comprador e o fornecedor”, afirma o consultor.
A servidora da SES, Kathyuce Fonseca, garante que o Siga dará mais agilidade aos processos. “É um sistema que chega para dar mais agilidade aos processos da SES, pois, a partir de agora, os trabalhos, que antes eram feitos de forma manual e demandavam tempo, serão otimizados, trazendo retorno positivo para a secretaria e ao público final que é a população”, completa.