Não houve registro de ocorrências. Forças de Segurança têm fiscalizado aglomerações e descumprimento de medidas junto aos órgãos de saúde e sanitários municipais.
As ações de cumprimento de medidas de enfrentamento da Covid-19, realizadas pelas Forças de Segurança nesta sexta-feira, 26, no interior do Estado, tiveram saldo positivo. As ações de conscientização resultaram em um total de zero em registro de descumprimento do Decreto Estadual n° 6.230, de 12 de março de 2021.
Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estiveram em uma força-tarefa nas cidades de Araguaína, Araguatins, Colinas, Dianópolis, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional, entre outras. Dentre as ações realizadas estão a orientação e a fiscalização em apoio aos órgãos de saúde e sanitários em um esforço conjunto para conter a incidência de contaminação pela Covid-19.
De acordo com a diretora Polícia do Interior da Polícia Civil do Tocantins, delegada Melicia Resende Rocha Ganzaroli de Àvila, é bom que as ações tenham resultado em nenhum descumprimento da medida. Segundo a delegada, o resultado mostra a efetividade das orientações e também o apoio da população que foi orientada a não fazer aglomerações e manter o distanciamento social.
Decreto
O Decreto Estadual n° 6.230 determina mais rigor nas medidas de fiscalização e alinha ações para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Ele instituiu a operação “Tolerância Zero” para intensificar as fiscalizações para evitar aglomerações, observar o cumprimento do distanciamento social e também conscientizar a população sobre a necessidade de contribuir com o Poder Público para que a Covid-19 não faça mais vítimas no Estado.
As ações de fiscalização da força-tarefa "Tolerância Zero" são coordenadas pelas equipes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar do Tocantins, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).