Dos valores arrecadados pelo Fundeagro 50% são revestidos para Adapec em forma de aquisição e manutenção de equipamentos, móveis e veículos.
A cooperação entre o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), e o Fundo de Desenvolvimento Agropecuário (Fundeagro), já surtem efeitos positivos. A Agência adquiriu equipamentos de informática e realizou a manutenção de outros. Com o reforço, o órgão oferecerá melhores condições de atendimento e prestação de serviços aos produtores rurais.
De acordo com o responsável pelo setor de tecnologia da informação da Adapec, João Filho Borges Leite, foram adquiridos por meio do convênio, cinco máquinas de grande porte que reforçará o sistema de processamento de dados, além da manutenção nos quatro grandes nobreaks da sede. “Realizamos manutenções em mais 100 nobreaks que serão destinados para as unidades locais e seccionais nos municípios do interior do Estado,” disse, acrescentando que até meados deste ano está previsto a reparação de mais 50 impressoras e 150 nobreaks, suprindo assim, todas as necessidades da Agência.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, comemorou os primeiros resultados da parceria com o Fundo. “Nosso objetivo é reverter os recursos provenientes da colaboração dos produtores rurais em serviços de mais qualidade e eficiência. Com isso, estamos fortalecendo as ações no campo e na cidade, garantindo a sanidade do nosso rebanho e avançando para a conquista de novos mercados,” ressaltou.
Entenda a parceria entre Adapec e Fundeagro
Para a retirada da vacinação contra a febre aftosa, uma das exigências prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa-PNEFA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é de que as unidades da federação estejam com um fundo indenizatório ativo para atender os produtores rurais, nos casos de emergências sanitárias. O Tocantins firmou o acordo em 4 de setembro de 2020 e a arrecadação do Fundo iniciou em 14 de setembro do mesmo ano.
Dos valores arrecadados 50% da quantia são destinados a Agência, por meio da aquisição de veículos, móveis, reformas nas barreiras fixas e escritórios, equipamentos, dentre outros.