A inauguração neste sábado, 10, de dez UTIs Covid em Porto Nacional, assim como novas medidas de combate à pandemia do novo coronavirus, foram possíveis graças ao empenho de todos os parlamentares tocantinenses.
O Parlamento cortou na própria carne para fortalecer o sistema de saúde do Estado, com a renúncia de R$ 19 milhões do orçamento da Assembleia Legislativa em 2021 para serem aplicados em medidas preventivas e curativas ao novo coronavírus.
Os deputados tocantinenses apresentaram também emendas individuais para reforçar o caixa da Secretaria de Saúde, o que permitirá a aquisição de 1 milhão de vacinas Sputnik V pelo Estado e a ampliação da oferta de leitos de UTI Covid nas principais cidades tocantinenses, como em Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Araguaína.
Para a abertura desses dez leitos, a SES realizou a contratação da empresa Innmed Gestão em Saúde LTDA, responsável pela contratação de profissionais de Saúde, equipamentos e insumos.
No caso específico de Porto, ressalte-se o empenho dos parlamentares filhos da cidade (presidente Antonio Andrade (PTB); Cleiton Cardoso (PTC), 1º vice-presidente; Léo Barbosa (SD), 2º vice-presidente; Valdemar Júnior (MDB), 2º secretário; Nilton Franco (MDB); Ricardo Ayres (PSB); e Professor Júnior Geo (PROS)) para que as dez unidades de UTIs Covid fossem instaladas na cidade, em que pese todas as dificuldades encontradas para viabilizá-las em meio à grande demanda por equipamentos e insumos de saúde causadas pela pandemia.
Inclusive, quatro dos parlamentares portuenses, Antonio Andrade (PTB), Valdemar Júnior (MDB), Ricardo Ayres (PSB) e Nilton Franco (MDB), reuniram-se no começo de março passado com o vice-governador Vanderlei Barbosa, também filho do município, para cobrar agilidade na instalação das dez unidades de UTI Covid no Hospital Regional de Porto Nacional.
Conforme o titular da SES, Edgar Tolini, os dez novos leitos de UTI em Porto Nacional farão a rede implantada pelo Governo do Tocantins chegar a 168 UTIs exclusivos para tratamento da Covid-19. “Optamos por não fazer estruturas provisórias, mas sim investir na rede hospitalar, ampliando a oferta de novos leitos, melhorando as condições de trabalho dos profissionais que estão na linha de frente, e consequentemente, oportunizando à população o tratamento adequado, com um único objetivo que é o de salvar vidas”, destacou o secretário.
Para a abertura desses 10 leitos, a Secretaria de Estado da Saúde realizou a contratação da empresa Innmed Gestão em Saúde LTDA, para o gerenciamento e a operacionalização dos leitos de Terapia Intensiva Adulto tipo II. A empresa é a responsável pela contratação de profissionais de Saúde, equipamentos e insumos para a operacionalização dos leitos.
Atualmente, o Tocantins conta com 436 leitos, sendo 264 clínicos e 172 de UTI Covid.